CONISUD E RNCP COM VALÉRIA BOLSONARO – SECRETÁRIA ESTAUAL DA MULHER

Setembro 13, 2024 COMUNICAÇÃO

Em 12/09/2024, o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo – CONISUD e a Rede Nacional de Consórcios Públicos - RNCP estiveram em audiência com a Dra Valéria Bolsonaro, Secretária Estadual da Mulher, onde foi entregue à titular da pasta, a "Carta de Intenções", resultado final do evento "Caravana da Mulher", com sugestões para melhoria e implantação de políticas públicas para enfrentamento à violência contra mulher na região sudoeste da grande São Paulo.

Importante ressaltar que a Carta reflete o compromisso das autoridades e instituições envolvidas em construir um ambiente mais seguro e justo para as mulheres, abordando questões como a criação e ampliação de redes de apoio, melhorias no atendimento às vítimas e a implementação de programas preventivos como: Delegacia da Mulher 24 hs, Casa Abrigo Regional, IML regional 24hs, Criação da Vara da Violência Doméstica nos Fóruns dos Municípios, indicação de Defensor Público ou convênio com a OAB para que a mulher vítima de violência tenha acompanhamento jurídico, criação de um setor específico nos hospitais/postos de saúde onde possam realizar exames e tomar medicações pertinentes, dentre outras.

A Secretária Valéria, agradeceu a colaboração e destacou a importância dessa aproximação com o Conisud e a RNCP, “as vezes o Estado quer levar uma política pública para os municípios e encontra muita dificuldade, assim, através dos consórcios será mais fácil e efetivo”, disse. Ficou de analisar e dar retorno sobre as demandas constantes na Carta que lhe foi entregue.

Ao final da cerimônia, a Secretária da Mulher, Valéria Bolsonaro, recebeu uma edição exclusiva do livro "São Paulo em Photos& Fotos", produzida pelo jornalista Maurício Coutinho, contendo cenários e depoimentos sobre a região central paulistana.

Participaram: Victor Borges, Presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos; Brígida Sacramento, Secretária Executiva do CONISUD; Dra. Sonia Santos, Diretora Jurídica do CONISUD; Dra. Fernanda do Rosário, Secretária da Mulher de Embu das Artes; Dra. Thaila Luz, Presidente da Comissão da Mulher OAB de Cotia; Neudir Sudatti, Presidente do Conselho da Mulher de Itapecerica da Serra e Angela Silveira Soares, Secretária Municipal de Juquitiba.