Venha viver essa experiência!

Oito cidades, 315km de aventura!

Passando por oito municípios e localizado a minutos da capital paulista, o Circuito é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande SP (CONISUD) e conta com apoio da Aliança Bike e da Rede Trilhas 

Quem pedala por esporte, lazer ou busca contemplar a exuberância da nossa Mata Atlântica vai ganhar uma nova opção de programa a menos de uma hora de São Paulo. Um dos circuitos mais esperados do ano, o Circuito Mata Atlântica Grande SP abrirá todos os trechos no próximo dia 18 de agosto, véspera do Dia Nacional do Ciclista. 

Em formato circular, o início do Circuito se dá em Cotia, em um dos locais mais emblemáticos para o mountain bike nacional, o Parque CEMUCAM.  Depois de Cotia a Rota segue para  Vargem Grande Paulista, Ibiúna, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu,  Itapecerica da Serra, Embu das Artes e retorna para o CEMUCAM. 

“A região sempre foi conhecida por suas belas trilhas em meio à Mata Atlântica e por isso sempre foi bem movimentada. Com a pandemia, percebemos que a circulação aumentou, sobretudo de ciclistas que buscavam partes do atual circuito como um escape aos finais de semana. A partir daí, juntamos os municípios para conversar sobre o que poderíamos fazer para oferecer um trajeto mais estruturado e atrativo para os cicloturistas”, comentou Brígida Sacramento, Secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande SP (CONISUD).

A criação do Circuito Mata Atlântica Grande SP envolveu várias organizações, como a própria Aliança Bike e a Rede Trilhas, além do SEBRAE, grupos de empresários da região e investidores privados como a ACISE e a Sincoplastic, que patrocinaram parte de toda a sinalização do Circuito. “Foi o esforço coletivo que acelerou o processo e mitigou alguns riscos. Testamos as trilhas algumas vezes e em diversos pontos. Já temos uma sinalização implantada e que vai ganhando sofisticação ao longo do tempo”, acrescentou Sacramento. 

Para Daniel Guth, diretor executivo da Aliança Bike, “apesar da Grande São Paulo figurar como a maior e principal conurbação metropolitana do Brasil, parcelas importantes do território dos municípios envolvidos com o Circuito se encontram em áreas de proteção ambiental, culminando em uma região de alto potencial ecoturístico e, principalmente, cicloturístico”. 

Ainda, conclui Guth, “a prática do mountain bike, através de dezenas de grupos de pedal, já é uma realidade para os municípios integrantes do Circuito, tendo as rotas indicadas sido fruto de diálogo com ciclistas das regiões”.


Clique sobre a foto da cidade para ver
os atrativos & serviços