Ações de Gamificação do Projeto Recicla CONISUD:

Outubro 03, 2023 COMUNICAÇÃO

Gamificação e Sustentabilidade na Educação
No dia 26 de setembro, o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo – CONISUD, convidou os responsáveis pelas Secretarias de Educação dos 8 municípios que compõem o consórcio para uma reunião. O objetivo do encontro foi apresentar uma ação de mobilização social, a partir de gamificação, chamada "ReciclAção", para que as escolas referenciadas nos municípios promovam a coleta seletiva e sejam referência na pauta de sustentabilidade.

A gamificação é uma técnica que utiliza elementos de jogos para motivar e engajar pessoas em atividades não relacionadas a jogos. Na educação ambiental, a gamificação pode ser uma ferramenta eficaz para promover a conscientização sobre temas ambientais e incentivar a mudança de comportamento. O projeto Recicla CONISUD utilizará a gamificação para promover a coleta seletiva entre os alunos das escolas da região sudoeste da Grande São Paulo. O jogo gamificado desenvolvido pela ONG Espaço Urbano será utilizado para motivar os alunos a participar da coleta seletiva e das atividades lúdicas e educativas.

Sobre o Recicla CONISUD

Em 2023, a ONG Espaço Urbano e a co-realizadora CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem, através do patrocínio da Tetra Pak, inauguraram a versão "Recicla CONISUD", projeto em parceria com o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo – CONISUD, visando o aumento da sustentabilidade nos 8 municípios consorciados: Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Em apenas 3 meses de atuação, o projeto contou com mais de 10 ações de mobilização e gamificação, sendo elas:

2 Workshops de capacitação para gestores públicos em projetos socioambientais;
1 Workshop de capacitação para líderes de Cooperativas de Reciclagem;
1 evento integrativo para munícipes influenciadores;
6 ações de gamificação realizadas por Secretarias de Meio Ambiente;
14 novos pontos de coleta a partir da troca de recicláveis por itens;
1 ação de Valorização do Turismo Sustentável com a Rota Ciclística da Mata Atlântica;
Campanhas de gamificação consorciada em 8 municípios para a recuperação de resíduos, com diversos pontos de recolhimento de material reciclável nos municípios do consórcio;
Publicação de 1 Decreto e desenvolvimento de 3 em outras cidades, visando maiores políticas públicas para a gestão de resíduos sólidos nos municípios.

O Recicla Cidade é um projeto de grande relevância para a promoção da sustentabilidade, contribuindo para o aumento da quantidade e da qualidade dos materiais recicláveis destinados corretamente. O Recicla CONISUD vem ganhando cada vez mais destaque com a consolidação de uma nova cultura da população em relação aos resíduos sólido