CONISUD NA CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPECERICA

Agosto 24, 2023 COMUNICAÇÃO

O CONISUD, junto com a empresa MS Engenharia e Consultoria,estiveram, dia 24/08p.p apresentando para aos vereadores, na Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, o projeto em desenvolvimento da implantação de usina de resíduos sólidos urbanos – RSU, com redução de massa e produção de energia, no município, objeto de futuro certame.

Na oportunidade, estiveram presentes os vereadores Wal Santos, Tonho Paraíba, Irmã Rose, Daniel Belchior e Giba, acompanhados pelo assessor do vereador Soares, Eduardo Muniz e pelo diretor de Finanças da Câmara, Fernando Andrade. Por parte da empresa, que fez a apresentação de todos os passos do processo licitatório, do arcabouço legal e técnico, estiveram Petrônio Soares e José Paulo Hernandes, e pelo CONISUD, Brigida Sacramento, Estela Marques, Sonia Santos e Francisco Roberto.

Brigida, Secretária Executiva do Conisud, faz uma retrospectiva de todo o processo, desde o inicio até os dias atuais e esclarece que a Câmara Municipal é a primeira a receber as informações, pois a instalação da usina será na área de aterro, existente no município. Esclarece que todo o processo está sendo acompanhado pela SEMIL – Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Logística e Transporte e que a Agencia Reguladora será a ARSESP. Que já tem o pedido de reunião junto ao MP para a mesma apresentação e que esse projeto, com a tecnologia escolhida pelo CONISUD, poderá se tornar um piloto a ser repicado em todo o Estado. Por fim informa que irá oficiar o prefeito para que encaminhe à Câmara Municipal a cessão da área ao consórcio, onde deverá ser instalada a Usina.

Além da exposição técnica pela MS, na pessoa do Dr. Petrônio, foram esclarecidas dúvidas levantadas pelos vereadores e técnicos legislativos, quanto ao processo em Itapecerica da Serra e a representatividade legal do Consórcio, proponente do certame em nome dos municípios de Itapecerica, São Lourenço da Serra,  Embu Guaçu e Juquitiba.

“Trata-se de importante ação atendendo à política nacional de resíduos sólidos e ao novo marco legal e os senhores vereadores estão fazendo a história!”, disse Brigida. Os vereadores apoiaram a iniciativa e ficaram de atuar junto ao consórcio.