Secretaria de Desenvolvimento Econômico – 27/01/2020

Janeiro 27, 2020 COMUNICAÇÃO

Em reunião realizada com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado de SP,

Patricia Ellen e equipe, a Secretaria Executiva, Brigida Sacramento, representando o presidente Jorge Costa, entregou a Secretária o Relatório de Atividades do Consorcio - Exercício de 2019, juntamente com o Protocolo de Intenções.

Após breve caracterização da Região Sudoeste, encaminhou para as falas sobre as principais demandas da região, o Sr. Roberto Terassi falou sobre a linha de tempo, abordando a necessidade de destravar a região ambientalmente para promover e possibilitar o desenvolvimento sustentável. Falou também sobre alguns avanços alcançados como a resolução SMA 142 de 25/10/18, que possibilita que os municípios sejam licenciadores. Hillman abordou temas como o PIB, capacitação de mão de obra, necessidade de criar as condições necessárias para maior arrecadação com atração de novas empresas, Ivo Farias, focou no projeto do Porto Seco e na necessidade de apoio por parte do Estado para viabilizar projetos que gerem emprego e renda, e fixem o trabalhador nas cidades. “Falta um dente na engrenagem dessa região que precisa se preenchido” concluiu.

Álvaro da AETEC e o engenheiro Francisco Freitas abordaram o tema da mobilidade urbana como fundamental para esse sonhado desenvolvimento, o que foi reforçado pelo José Batista. Os pontos principais foram à ligação Raposo/BR116, passando por Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, inclusive com adensamento do entorno provocado pelos novos loteamentos no trecho, causando problemas nos centros de Cotia e Embu das Artes. A ligação da SP214 a alça do rodoanel em Embu Guaçu. Foi citado os transtornos enfrentados pela região e os resultados positivos com o atendimento dessas demandas. Brígida apontou também para a solicitação do prefeito: Josué Ramos, na ligação da Bunjiro Nakao com a Raposo Tavares.

Também foi comentado sobre o PDUI e as novas centralidades nele previstas. Roberto Terassi resumiu: Dra. Patricia, deixamos 5 pedidos, 1º uma velocidade maior no licenciamento, 2º a introdução do Porto Seco com a RUMO para acelerar esse projeto, 3º encaminhamento do PDUI à ALESP, para que seja transformado em Lei, 4º a alça do rodoanel, ligando a SP214 e 5º a melhoria da transversal existência 40 anos, ligando a Raposo a BR116. A Secretaria agradeceu ao Consórcio por ter levado ao seu conhecimento a situação da região por meio das exposições. Quanto ao PDUI vai conversar com o Secretario de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholli, que faz essa articulação direta. Sobre o licenciamento, disse que estão com uma força tarefa junto a CETESB, com as prefeituras para o aceleramento e simplificação desses projetos. “Temos novidades nesse sentido e verei essa demanda em especifico de vocês também, pois esse é um programa que devemos ajudar bastante. Sobre a parte do Porto Seco e a Alça do Rodoanel, irei conversar com o Secretário João Otaviano para entender um pouco mais qual a ordem de prioridade e darei um retorno para o Consórcio. Como mencionado na ultima reunião, sobre os polos de desenvolvimento econômico e até sugeri uma visita ao Conisud para fazer uma apresentação sobre a abordagem do desenvolvimento.” disse a secretaria.

A Secretaria Executiva do Conisud, Brígida Sacramento, aproveitou a oportunidade, para convidá-la para a Assembleia Ordinária do Consórcio, a ser realizada no dia 20/02/2020, no que foi prontamente aceito e disse que se houver algum impedimento da sua presença a Karina irá representando-a e também fará a palestra.

Clique sobre a foto para acessar a galeria completa

Brigida