ASSEMBLÉIA ORDINÁRIA DE 31-10-19

Outubro 31, 2019 COMUNICAÇÃO

Foi deliberado o texto final do Estatuto, aprovado na Assembleia Ordinária realizada em 31/10/19

, aguardando apenas as Leis aprovadas em cada município para serem incorporados ao mesmo.

Na Assembléia foram deliberados temas essenciais para a região do Consórcio, como:

1- Lixo: O presidente do Consórcio, prefeito Jorge Costa recebeu em seu gabinete, em 21/10pp, juntamente com a Secretária Executiva, Brigida Sacramento, os empresários John Nehmatallah e Richard Carson, da empresa americana – USGIS, acompanhados do Diretor Geral da Gasnet, Wilson P. Silva Filho e Carlos Eduardo de Jesus e do Representante no Brasil, Marco Beccarini. A empresa se propõe a um investimento na região para tratamento de todo tipo de lixo, inclusive esgoto: “THE ZERO TOTAL WAST E SYSTEM” - Zero Aterro Sanitário, Zero Combustível Fóssil, Zero Gazes Estufa, Zero Bactérias e Sem Incinerador. O presidente Jorge Costa abriu um contato da empresa com nossos parceiros do Consórcio CIOESTE, que também se entusiasmaram com o negócio. Aguardando nos próximos dias, o Memorando de Intenções da empresa, que será encaminhado aos Prefeitos Jorge Costa, Presidente do Conisud e Marcos Neves, Prefeito de Carapicuíba.

2- Água: parceria com o Consórcio CONDEMAT que teve o seu projeto aprovado pela FEHIDRO, que por sua vez contratou a FIP – Instituto de Pesquisas Econômicas para elaboração do “Estudo de Alternativas para a Compensação Financeira aos Municípios”. O nosso Consórcio participará dos debates, estando a primeira reunião agendada para 1911pf.

3- Parque Patrimonial Hidromineral: apesar de contarmos com apenas 20% do território da Região Metropolitana de São Paulo, nossa Região conta com 80% de cobertura de matas e está 80% na área de proteção ambiental. É uma região diferenciada, produtora de água e de suma importância para São Paulo. Precisa ser vista e tratada com outros olhos. Nossa água é leve, pode ser consumida a vontade e serve para a produção de bebidas. Associar o Turismo a essa riqueza, criar uma Marca para a região poderá fazer uma grande diferença

4- Caravana OTGM - Será feita uma caravana OTGM- Ordenamento Territorial Geo Mineiro, com a participação do IPT, CPRM, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, que percorrerá todos os municípios da nossa região para um trabalho articulado de apoio a diversas iniciativas, a iniciar por Juquitiba.

Obs: Abaixo, link das apresentações feitas pelo IPT e pela Secretaria de infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de SP.

Clique sobre a foto para acessar a galeria completa