2ª Oficina de Educação Ambiental

Novembro 19, 2021 COMUNICAÇÃO

Ação Integrada à Solução Regional

Em 09/11 ocorreu a 2º Oficina de Educação Ambiental. Tivemos a abertura, com as palavras da Brígida Sacramento - Secretaria Executiva do CONISUD, José Ronal - Membro do Comitê de Integração de Residuos Sólidos e Tana Bassi – SIMA/CIRS.

A Oficina foi elaborada a partir do resultado do questionário consolidado respondido pelos municípios. (arquivo abaixo).

Na seqüência foram feitas as apresentações da Roseli Barbosa – Pedagoga da Associação Espaço Urbano e Natasha Keber – Coordenadoria de Educação Ambiental CEA/SIMA.

Ronal abordou o tema sobre o novo ICMS ecológico e alertou para os Decretos, 66048 – Metas da ONO e 65881 – emissão de gazes. Para os municípios fazerem jus ao recurso terão que cumprir varias metas, uma delas é o Plano de Gestão de Residuos Solidos. Serão 25 milhões para esse fim.

Roseli, falou da importância dos Influenciadores (lideranças locais) na divulgação da coleta. Que temos que mudar o conceito: “reciclar e fazer coleta seletiva e chic”! que temos que sair do discurso para a pratica. Envolver empresas, clubes de serviço para apoio a projetos regionais. Uma forma de atuação e a moeda de troca.

Natasha colocou foco na “Alfabetização Ambiental” – capacitar professores para atuar com os alunos. Colocar a temática no currículo escolar, realizar feiras de ciências, por exemplo.

Após as apresentações foi aberto para debate. Os municípios apresentaram suas questões e trocaram experiências.

Ficou definido a organização de um Seminário Regional para o inicio de 2022, envolvendo todas as áreas neste grande projeto Ambiental com a participação do Estado e convidados com apresentação de cases de sucesso.

OFICINA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.pdf