CLP – RANKING DE COMPETITIVIDADE DOS MUNICÍPIOS

Novembro 19, 2020 COMUNICAÇÃO

.

Luis Felipe-Presidente da CLP; Eduardo Diogo – Dir. Fin. Do SEBRAE; Georgia Pessoa – HUMANISE;Dep. Fed. Geninho Zuliani;  Bruno Funchal – Secretário do Tesouro Nacional; Marcos Cauduro; Pedro Bruno BNDS; Jeanete Lontra – BANC Sul

Dos 5570 municípios, 3797 tem menos de 20mil habitantes. Eduardo Diogo, do Sebrae propõe uma reflexão sobre isso. Os municípios pequenos não conseguem sustentar uma Gestão Pública adequada. Estão elaborando uma cartilha de Aperfeiçoamento da Gestão Pública e ambiente de negócios aos novos prefeitos. Georgia, diz que há evidencias para a implantação de políticas públicas mais efetivas, aliança de inovação e cidades mais sustentáveis. Promoção de inovação para atender melhor o cidadão. Tem que ter apoio prático da União aos municípios. O Deputado Geninho, da Frente Parlamentar aos consórcios e RSU, diz que tem que ter planejamento estratégico e que esse tem que se tocado pelo prefeito, “Não pode ser delegado”. Cautela, ajuste fiscal, planejamento e execução. Bruno, diz que a falta de informação contábil e fiscal, ou a má qualidade destas propicia um diagnóstico falho dos municípios, por exemplo, despesa com pessoal. Isso pode impactar na oportunidade dos municípios acessarem recursos. Fatores competitivos é que incentiva a iniciativa privada investir em projetos para os municípios. Pedro, bons projetos, arcabouço legal Regulatório e transparência. O BNDS tem uma bacia de projetos que pode ofertar aos municípios. O Saneamento saiu das profundezas, tem impacto direto na saúde. A mobilidade urbana é outro tema importante nessa agenda. Soluções de crédito, estruturação de projetos e assessoramento técnico estão à disposição dos prefeitos. Janette, diz que 2021  será bastante difícil e que a agropecuária é uma saída. Os municípios têm que ter Indicadores de gestão adequados para avançar. Desenvolver o empreendedorismo. Os três grandes grupos de indicadores são: Sistêmico, Estrutural e Interno.

Brigida Sacramento Carvalho dos Santos

Secretária Executiva