CONISUD PARTICIPA DO ENCONTRO ESTADUAL DE CONSÓRCIOS

Julho 15, 2020 COMUNICAÇÃO

Dr. Paulo Rossi Menezes – Coordenador do Centro Epidemiológico Do Estado de São Paulo -  Covid 19

Nos dias 14 e 15/07 pp, o Conisud participou de duas reuniões importantes organizadas pela Rede Nacional de Consórcios, presidente : Victor Borges, com o apoio da Rede Paulista de Consórcios Municipais e do companheiro do consórcio do ABC, Edgar Brandão. A reunião do dia 15/07, contou com a participação do Dr. Paulo Rossi Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Covid 19, do Estado de São Paulo. A reunião foi extensiva aos gestores de saúde e prefeitos municipais, que puderam debater sobre o avanço da pandemia para o interior do Estado.

Apontamos para a preocupação com a abertura de escolas a partir de 08/09pf, uma vez que nos encontramos na fase amarela e ainda mantemos um crescimento no número de infectados e óbitos e também por não termos vacina. “Preocupação com uma 2ª onda”.

Os demais consórcios tendo a mesma preocupação questionaram sobre o envio de testes por parte do Estado aos municípios; sobre o transporte escolar x distanciamento social necessário, distribuição de EPIs aos professores; defasagem nos números dos municípios em relação às equipes do Estado, que orientam na mudança de fase do Plano São Paulo, dentre outras.

O Dr. Paulo entende que as preocupações são pertinentes e que temos que estar vigilantes, mesmo por que o vírus está circulante e esse processo deverá se estender ate final de 2020, inicio de 2021. Que a perspectiva para a vacina é em meados de 2021. Que em relação à abertura das escolas ainda temos um mês e meio pela frente para acompanhar o comportamento da pandemia e fazer as testagens. Fala da necessidade de retomarmos as atividades, mas que tem que ter cautela e ter todos os cuidados necessários para esse fim. Da importância dos Consórcios nesse processo por agregarem vários municípios.