CONISUD Participando das discussões sobre a Crise Hídrica de São Paulo.


Em 03 de março de 2015 por meio da Resolução SSRH N° 07, o Governo do Estado de São Paulo instituiu o Grupo Executivo do CCH (Comitê de Crise Hídrica) com a atribuição de preparar um plano de contingência para a crise.

 

Assim foi formado o Grupo Executivo:

1)     Um representante designado pelo Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, que coordenou as atividades do Grupo;

2)     Um representante da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP;

3)     Um representante da Coordenadoria de Defesa Civil da Casa Militar do Estado de São Paulo;

4)     Um representante da Secretaria da Segurança Pública;

5)     Um representante indicado pelo Prefeito do Município de São Paulo, representando os demais Municípios da Região Metropolitana de São Paulo;

6)     Um representante indicado pelas Universidades representadas no CCH;

7)     Um representante indicado pelas entidades da sociedade civil.

 

Com referência ao item 5 onde nossa região foi contemplada, o indicado pelo Prefeito do Município de São Paulo é Paulo Dalari de seu gabinete e que representa os demais Municípios da Região metropolitana de São Paulo.

 

Objetivos do Grupo Técnico

Estabelecer e detalhar as ações de curto e médio prazo para o gerenciamento e minimização dos efeitos da estiagem nos municípios da Região Metropolitana de São Paulo, a ser implementado em caso de agravamento da crise hídrica e a inexistência de condições de oferta de água aos usuários de recursos hídricos ou consumidores das redes públicas de abastecimento de água.

Inicialmente o Sistema Cantareira será o foco principal dos trabalhos, posteriormente a metodologia será aplicada aos demais sistemas produtores da Região Metropolitana especificamente da Bacia do Alto Tietê que abastece os municípios consorciados do CONISUD.

 

Clóvis Pinto comenta sobre a participação da CONISUD nos trabalhos.

Afirmando que tem sido um período de muito trabalho, o Superintendente ressalta a importância de fazer interlocução e troca de informações com outros consórcios da Região Metropolitana.

Comenta que o CONISUD já participou de três reuniões que tiveram como objetivos a avaliação da situação atual do sistema, suas características e limitações.

Destaca a preocupação do GE quanto ao envolvimento e participação social num eventual plano de ação.

O CONISUD encaminhou ofício n° 38 em 17/04/2015 para todas as prefeituras consorciadas para que as mesmas apresentassem como devolutiva suas avaliações de serviços públicos para uma eventual falta d’água ou rodízio. A expectativa é que estas avaliações sejam identificadas em níveis, I, II e III.

O grupo executivo está juntamente com a Defesa Civil da Casa Militar elaborando uma Minuta de um Plano de Contingência e na próxima reunião dia 08 de maio ao CCH.

O CCH se reunirá com membros do GT e alguns especialistas da área de Saneamento e Abastecimento até o fim deste mês, em data a ser programada pelo Palácio do Governo.

 

                    TV Conisud

 

 


 


 


Rua: Minas Gerais, Nº. 58 - Pq. Paraíso
Itapecerica da Serra - SP

Conisud


Equipe
E-mail: conisud@conisud.sp.gov.br
Telefone: (11)4385-0946


A reprodução do conteúdo deste site poderá ser feita desde que citada
a seguinte fonte: extraído do Portal do Conisud