Conisud elege novo presidente

O Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) tem novo presidente. Após cumprir dois mandatos à frente do consórcio, o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, passou o cargo para Amarildo Gonçalves, o Chuvisco, prefeito de Itapecerica da Serra. O mandato será de dois anos (2015-2016). Roberto Rocha, prefeito de Vargem Grande Paulista, se manteve na vice-presidência.

“Hoje elegemos a nova diretoria, o novo presidente Chuvisco. Desejo boa sorte por assumir tal tarefa, pois sabemos que muito se espera do presidente do consórcio. As equipes das câmaras técnicas trabalharam muito para chegarmos na Revista do Plano Plurianual (PPA). Sabemos que com esse instrumento, iremos avançar ainda mais”, afirmou o prefeito Chico Brito

Para o novo presidente, foi uma honra ser eleito, mas ele sabe que o trabalho a ser feito é duro e o caminho é longo: “Continuaremos a trabalhar em conjunto, pois hoje, representamos mais de 1 milhão de habitantes dessas oito cidades da região metropolitana. Por isso, vamos continuar com as prioridades e nos empenhar para trazer sempre o melhor para a região. Agradeço o apoio”, declarou o prefeito Chuvisco.

Além da presidência e vice-presidência, foram eleitos Antônio Carlos de Camargo, prefeito de Cotia, para a Diretoria Administrativa e Financeira, e o prefeito de Juquitiba, Francisco Araújo de Melo, assumiu como diretor Técnico Operacional.

Participaram da solenidade os prefeitos Fernando Seme (São Lourenço da Serra), Clodoaldo Leite da Silva (Embu-Guaçu) e seus assessores.

Imprensa

Algumas questões foram levantadas pela imprensa local. O Jornal Folha do Pirajuçara lembrou que de acordo com a lei eleitoral e com o estatuto do Conisud, o novo presidente não poderá cumprir seu mandato de forma integral caso queira concorrer à reeleição. O novo presidente respondeu que a equipe já havia pensado nisso: “Para tanto, nomeamos o prefeito Roberto Rocha, que não concorre ao segundo mandato para assumir caso seja necessário”.

O Jornal também perguntou ao prefeito Chico Brito sobre as questões e soluções trazidas pelo Conisud, durante os seus dois mandatos, e o que ainda estão pendentes. “Todos deram a sua contribuição, o desafio é sempre fazer esforço para melhorar. Avançamos, mas minha expectativa é conseguir, agora com o PPA na mão, unir ainda mais as nossas forças para cobrar os governos Estadual e Federal. Eles cobravam propostas, agora nós já as temos”, afirmou Chico Brito.

O Jornal indagou ainda sobre os obstáculos enfrentados pelos consórcios de modo geral. Chico Brito disse que, como presidente, trabalhou para dar visibilidade ao consórcio. “Como vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e diretor do Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo (OCPF), lembro que temos a obrigação de ajudar os consórcios. Só assim teremos nossas demandas levadas ao Governo”, falou.

O Jornal e Portal Folha BR cobrou o novo presidente sobre a questão da mobilidade urbana e sobre a pouca quantidade de ônibus para a população. “Essa é uma das nossas maiores questões com a população. Mas dependemos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos Metropolitanos (EMTU). Nosso último encontro não foi satisfatório, mas essas questões estão entre nossas prioridades”, afirmou Chuvisco.

O Jornal Hora Exata questionou sobre as metas de trabalho do novo presidente: “Todo o PPA será amplamente discutido, mas temos pontos em comum nas cidades que deverão ser priorizados”.

O Portal Jornal na Net lembrou que o prefeito Chico Brito sempre falou que “os governos tratavam a nossa região como um fundo de quintal”, antes dos consórcios. “Sempre tivemos um bom relacionamento com os governos federal e estadual, mas agora temos o canal correto para dialogar. A avaliação que faço é que a partir da nossa organização na dimensão técnica, ganhamos força na dimensão política. Antes, cada um falava por si, não tínhamos força. Hoje, todos nos olham com mais atenção, pois eles sabem que estamos mais organizados”, finalizou Chico Brito.

Galeria de Fotos 

 

   

   

   

  

 

 

 

 

 

 

                    TV Conisud

 

 


 


 


Rua: Minas Gerais, Nº. 58 - Pq. Paraíso
Itapecerica da Serra - SP

Conisud


Equipe
E-mail: conisud@conisud.sp.gov.br
Telefone: (11)4385-0946


A reprodução do conteúdo deste site poderá ser feita desde que citada
a seguinte fonte: extraído do Portal do Conisud