Conisud empossa diretoria e define prioridades

Consórcio busca soluções para segurança, saúde, lixo, transporte e compensação para áreas de mananciais

Os prefeitos do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) reuniram-se na quinta-feira, dia 17, em Itapecerica da Serra, para formalizar a posse da nova diretoria para o biênio 2013-2014. O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito – que havia se afastado do cargo em março do ano passado para disputar a eleição municipal -- foi reeleito presidente, tendo como vice o prefeito Roberto Rocha, de Vargem Grande. A diretoria ainda é formada por Francisco Júnior, prefeito de Juquitiba, que estará à frente da diretoria Técnico Operacional, e Clodoaldo Leite, de Embu-Guaçu, que responderá pelo cargo de diretor administrativo e financeiro.

A nova diretoria elegeu cinco prioridades para melhorar a eficiência e prestação de serviços públicos comuns aos oito municípios que compõem o consórcio (Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba, São

Lourenço da Serra, Vargem Grande Paulista e Cotia). Lixo, segurança, saúde, transporte e compensação ambiental para as cidades em áreas de manancial foram os temas escolhidos e serão, nos próximos dois anos, assunto de intensa discussão com o governo estadual e federal. “Nós queremos que os governos do estado e federal olhem para a nossa região não como ‘um quintal da capital’, mas como uma região que tem características próprias e necessidades e demandas para serem atendidas”, definiu Chico Brito.

Os integrantes do Conisud entendem que os problemas comuns à região devem ter solução imediata. Técnicos das oito prefeituras já começaram a estudar os cinco temas e apresentarão, no próximo dia 14 de fevereiro, um relatório preliminar à diretoria do Conisud. O objetivo é fazer um diagnóstico da situação e buscar soluções para serem apresentadas ao governo estadual e federal. Formado por três prefeituras do PMDB, duas do PSDB, uma do PPS, uma do PSB e uma do PT, o consórcio, segundo Chico Brito, atua independentemente de questões partidárias. Por isso, as prioridades de trabalho foram definidas com o objetivo de melhorar as condições de vida da população dos oito municípios.

Formado em 2001 por iniciativa do deputado estadual Geraldo Cruz (PT), então prefeito de Embu das Artes, o Conisud era composto, até o ano passado, por seis prefeituras. A posse da nova diretoria, no dia 17, formalizou a inclusão de mais dois municípios ao consórcio: Vargem Grande Paulista e Cotia. “É importante somar, dar mais força ao consórcio para termos efetividade em nossas ações”, explicou o prefeito Roberto Rocha, de Vargem Grande, ao ser indagado sobre a importância da participação de sua cidade no Conisud.

Em 12 anos de funcionamento, o consórcio teve com principais conquistas a criação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com campus em Embu das Artes e cursos de extensão para os oito municípios, e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) regional, com instalações em cinco das oito cidades. A aprovação da lei que reconhece os conselhos intermunicipais, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006, teve influência e participação decisiva do Conisud. Os oito municípios que constituem o consórcio têm, aproximadamente, 1 milhão de habitantes – maior que as populações do Acre, do Amapá e de Roraima.

Eurico Ferreira Jr.

Cidades Consorciadas