Conisud implantará laboratório de análises clínicas regional

Os prefeitos das oito cidades que formam o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) reuniram-se na quarta-feira, 14/2, no gabinete do prefeito e presidente do consórcio, Chico Brito, em Embu das Artes. A reunião contou com a presença de representantes do legislativo do Conisud, entre eles, o presidente de Câmara Municipal de Embu, Sandoval Soares Pinheiro, o Doda.

O principal item da pauta foi a apresentação de proposta de implantação de um laboratório regional de análises clínicas e a conseqüente municipalização do serviço na região, com repasses do governo estadual para esse fim. A apresentação foi feita pela Secretária de Saúde de Embu das Artes, Sandra Magali, apoiada por técnicos da secretaria e pelas Secretárias de Saúde de Itapecerica da Serra, Maria Dalva Amin dos Santos, e Taboão da Serra, Raquel Zaicaner.

“É radicalmente melhor quando o município faz a gestão do serviço, porque ele funciona e podemos cobrar de quem está fazendo ”, disse Chico Brito, informando que está marcada uma reunião com o Chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, para o dia 8 de março, no Palácio dos Bandeirantes, para tratar desse assunto. Segundo ele, assim como aconteceu com a implantação do SAMU regional, “isso vai exigir de nós uma série de práticas e protocolos únicos para os oito municípios, que vão resultar no melhor atendimento da nossa população”.

Unânimes no acerto do encaminhamento, os prefeitos já autorizaram seus técnicos a concluírem os estudos para a implantação do laboratório regional, com base no número de exames por habitante.  Conforme tabela apresentada, a cidade de São Paulo faz hoje 5,4 exames por habitante, enquanto que nas cidades do Conisud este índice é de 3,5 exames por habitante, número maior que a média do Estado de São Paulo, que é de 3,1. Maria Dalva Amin dos Santos salientou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza um índice de 3,4 exames por habitante e que com a regionalização o índice de consultas poderá até cair, “porque o sistema funcionará melhor”.

Moisés Cabrera, vice-prefeito de Cotia, tem uma preocupação: “Precisamos estar alertas, porque quando o serviço melhora a demanda aumenta e precisamos estar preparados para esse atendimento”, frisou. Assim como Vargem Grande Paulista, Cotia teve corte de 30% na cota de exames  em 2012 e “precisamos ser ressarcidos”, conforme explicou o prefeito Roberto Rocha.

Os prefeitos também confirmaram um seminário em abril para a composição das oito Câmaras Técnicas (CT), que deverão definir prioridades e elaborar um Plano de Ação para 2013. Cada município ficará com a coordenação de uma CT: Saúde (Itapecerica da Serra), Meio Ambiente (Juquitiba), Transporte e Mobilidade (Cotia), Saneamento, Drenagem e Resíduos Sólidos (Taboão da Serra), Segurança (Embu das Artes), Educação, Cultura e Esporte (Embu-Guaçu), Habitação (Vargem Grande Paulista) e Desenvolvimento Econômico (São Lourenço da Serra).

Segurança nas divisas

O Secretário de Governo de Embu das Artes, Paulo Giannini, apresentou as propostas do grupo de trabalho sobre segurança, outro tema prioritário para o biênio 2013-2014 para o Conisud. “Temos três prioridades dentro da área de segurança: a implantação de um Centro Regional de Formação para as GCMs; a uniformização das leis da Poluição Sonora e Lei Seca, para melhorar a eficácia da sua aplicação, principalmente nas fronteiras, e o monitoramento das divisas, inclusive por câmeras.

Nas próximas reuniões os prefeitos devem avaliar os outros temas definidos por eles como prioritários até 2014. São eles, Transporte e Mobilidade, com projetos para resolver alças de acesso ao Rodoanel para Itapecerica e Embu-Guaçu, Integração dos Sistemas de Transporte Público e Marginais da Régis Bittencourt e Raposo Tavares; Compensação Ambiental aos municípios, com ICMS Ecológico, e Destinação do Lixo, com a construção de Usina Regional para Tratamento dos Resíduos Sólidos.

Cidades Consorciadas

Revista do PPA Regional Participativo