Reunião da câmara técnica mista especial de Saúde e Meio Ambiente

O Conisud em reunião nesta manhã de terça-feira 30/01/2018 em sua sede, no município de Itapecerica da Serra, Rua Minas Gerais n° 58, reunião a "câmara técnica mista especial de Saúde e Meio Ambiente" para tratar do tema, febre amarela “Vetores transmissivos e imunização” estiveram presentes, representantes das pastas de saúde e meio ambiente dos 8 municípios que compõem o consórcio circunscrevendo a nossa região sudoeste da Grande São Paulo (Itapecerica da Serra - Taboão da Serra - Embu Guaçu - Embu das Artes - Cotia - Vargem Grande Paulista - São Lourenço da Serra - Juquitiba), hoje com mais de um milhão de habitantes. O objetivo foi criar uma agenda de prioridade regional nível 1 (agenda 1) para integração e articulação de ações efetivas e preventivas em relação à Febre Amarela, Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus e todos os desdobramentos causados sendo um deles a preservação de nossa fauna regional (a proteção das espécies macacos bugio e saguis tão comuns em nossas matas) na avaliação de todos os participantes é necessário um combate permanente e ações preventivas com planejamento unificado para impedir o avanço dessas doenças e sua transmissão junto a nossa população, imunizar e oferecer um bom atendimento ao nosso munícipe, bem como informação, sem dúvidas será a nossa melhor arma para o momento e claro ampliar o combate aos vetores transmissivos mosquitos da espécie Haemagogus e ao Aedes Aegypti que possam carregar esse vírus será uma meta de ação a prevenção regional. Nosso entendimento é de que este momento é de fortalecimento regional ações unificadas e integradas, planejamento e esforço. Nos uniremos pela região porque juntos somos mais fortes, somamos mais de um milhão de habitantes - enfatiza a plenária reunida - e vamos proteger nossa população. O Estado de São Paulo e o Município de São Paulo também serão parceiros dos municípios consorciados e não haverá divergência que não possa ser superada.

Na reunião ficou a orientação para que cada município busque informações precisas e para que juntos possamos criar e elaborar um Plano Regional Integrado e Permanente – uma verdadeira agenda de prioridade de política publica regional. Nossos Prefeitos, Secretários e Técnicos não medirão esforços estejam certos, cita o Superintendente do Consórcio Djalma Gonçalves de Almeida. Estivaram presentes, diversas autoridades, entre Secretários, técnicos, infectologista, virologistas e zoonoses dos 8 municípios. Destacando a presença do Secretário municipal de saúde de Embu das Artes José Alberto Tarifa; Secretária de saúde de Juquitiba Aline S. Peruchi; Secretária de saúde de São Lourenço da Serra Angela M. Santos; Secretária AD de saúde de Taboão da Serra Alexandra Pitol; Secretária municipal AD de saúde de Cotia Angela; Secretário municipal de Meio Ambiente de Embu das Artes Paulo Vicente dos Reis; Secretário municipal de Meio Ambiente de São Lourenço da Serra Saullo P. Costa; Secretária municipal de saúde de Embu Guaçu – Maria Dalva A. dos Santos; Dalvane de Jesus – Meio Ambiente de Juquitiba; Alessandra Camargo Cruz, Secretaria de saúde de Itapecerica da Serra; Weluma Souza – Centro de Zoonose de Embu das Artes; Djalma Gonçalves de Almeida – Superintendente do Conisud; Ana Lucia de Vargem Grande Paulista; Edmar P. Silva – Centro de Zoonose de Embu das Artes; Leonardo Marcolon – Saúde de Embu das Artes; Wanderson – Comunicação de Embu das Artes; Milton P. Junior – Saúde de Taboão da Serra.