CONISUD E GESTORES MUNICIPAIS PARTIPAM DO 19º SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO

Agosto 04, 2022 COMUNICAÇÃO

Foi realizado nos últimos dias03 e 04/08p.p., o 19ºSalão São Paulo de Turismo, com a participação de representantes de várias cidades, divulgando o turismo, seus atrativos e produtos, além de várias palestras referentes ao tema.

A respeito do Plano de Regionalização do Turismo do Estado de São Paulo, apresentado pela Secretaria de Turismo, com a cooperação da consultoria Turismo 360, e apoio do BID, houve a explanação sobre suas etapas, como o diagnóstico, as megatendências globais, os estudos de casos utilizados como inspiração e, principalmente, a importância das governanças regionais, tornando os destinos mais competitivos com acesso ao mercado.

Entre os vários pontos abordados, foram salientados os seguintes:

• A regionalização é uma política pública, estratégica;
  • O mercado possui experiência própria;
  • A consolidação da conexão, pela proximidade geográfica dos municípios;
  • O desenvolvimento regional depende da inteligência coletiva, com o uso de ferramentas tecnológicas;
  • Interesse dos municípios em participar da regionalização;
  • Mapeamento dinâmico ajustável às mudanças de realidade;
  • A comunidade é prioridade no desenvolvimento regional;
  • Visão ecossistêmica, sinergia com outros setores;
  • Participação efetiva dos vários agentes (gestores públicos, interlocutores regionais e a inciativa privada).

Em breve, o plano será disponibilizado publicamente, com o objetivo do reconhecimento