CONISUD e SIMA/CIRS – I OFICINA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO REGIONAL RSU

Abril 29, 2021 COMUNICAÇÃO

O Conisud com apoio do Comite de integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) realizaram, na 5af, 29/04, as 14hs, a 1ª oficina para a construção do Plano Regional de Resíduos Solidos da Região Sudoeste da Grande São Paulo.

A oficina tem por objetivo capacitar e apoiar tecnicamente os profissionais do consorcio e dos municípios a elaborarem o diagnostico regional, que comporá o Plano Regional de Resíduos Sólidos.

Após as formalidades institucionais, na presença do prefeito de Embu Guaçu, José Antônio Pereira, representando os demais prefeitos da região, do Professor Pedro Ângelo, representando o presidente do consorcio, Prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e da Secretaria Executiva do Conisud, Brigida Sacramento e equipe; dos secretários municipais e técnicos do meio ambiente das oito cidades, o Coordenador do CIRS, José Valverde, destacou a importância dos consórcios e dos protocolos de intenção firmados o que tem possibilitado a aproximação do Estado com os consórcios/municípios. “A Política Nacional de Resíduos Sólidos incumbe os Estados de apoiarem e priorizarem soluções consorciadas”.

“Entre os resíduos sólidos e o lixo há muitas oportunidades de emprego e geração de renda. O grande desafio é promover o seu desenvolvimento de forma sustentável e com equidade social, articulando as ações publicas nas três esferas com apoio da sociedade civil e da iniciativa privada, disse”.

Temas abordados:
1-As diretrizes do estado para a gestão de resíduos sólidos – José Valverde
2- O Plano de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo – André Simas
3- Oficina sobre a elaboração do Diagnostico Regional de Residuos Solidos – Wagner Cabelho
4- Discussões e encaminhamentos.

A oficina foi encerrada com os agradecimentos de todos e do prefeito José Antônio que destacou a importância desse trabalho para a nossa região por ser essa uma região diferenciada devido as suas características ambientais e por ser produtora de água.