REUNIÃO - VACINA ASTRAZENECA

Março 11, 2021 COMUNICAÇÃO

No dia 11 de março de 2021, a Secretária Executiva do CONISUD Brigida Sacramento e secretários de saúde participaram de uma reunião referente a compra e distribuição da vacinas Eco LLC - Astrazeneca pelos municípios. Houve a participação de consórcios de diversos Estados alem de prefeitos.

Foi abordado sobre o valor tabelado de forma mundial, onde uma dose completa, 2 por pessoa, custa aproxima 16,50 dólares. A compra destas vacinas é amparada por regras jurídicas, tanto para os contratos com consórcios (ainda não aprovado pela ANVISA), como também a viabilização pelas próprias prefeituras individualmente.

São exigidos alguns pré requisitos como: local para armazenamento, seguro, dentre outros.

A venda e sempre por múltiplo de 100. O contrato é assinado eletronicamente e a entrega é no aeroporto de Guarulhos.

As compras feitas pelas prefeituras ficam com cada uma delas e as feitas pela iniciativa privada retidas para o PMI.

Em Rondônia foi criado um Fundo pelo Governo do Estado onde são depositadas as doações da iniciativa privada, das prefeituras e do próprio Governo, nesse caso as vacinas compradas ficam no próprio Estado para serem distribuídas.

Vão encaminhar a documentação necessária via RNCP e disponibilizadas para os consórcios e prefeitos.