CONISUD E SIMA/CIRS DEFINEM ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO REGIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

Fevereiro 16, 2021 COMUNICAÇÃO

...

Na manhã do dia 16/02/21, foi discutido em reunião virtual sobre o Plano Regional de Resíduos Sólidos. Valverde – Coordenador do CIRS comentou que será necessário uma mobilização de trabalho para iniciar um diagnostico regional, pois o mesmo será convergente com o plano e seu avanço. Já existe um modelo desenvolvido pela CPLA e solicitou a Brígida que colocasse em pauta esse item na reunião com os secretários de meio ambiente do Conisud que ocorrerá na próxima quinta feira (18/02), pois já tendo esse diagnostico adiantando já ganha em tempo e antecipação de trabalho. O primeiro passo será uma capacitação para regionalização dos resíduos sólidos e definição do plano de trabalho.

Ficou combinado que o Diogo Sarmento - SIMA/CIRS começará a elaborar a minuta do plano de trabalho com os dois pontos iniciais que serão a capacitação e o diagnostico com prazo de 3 meses. A Secretária Executiva do Conisud – Brigida Sacramento sugeriu que fosse feito um calendário de trabalho para que não percam o ritmo e foco, assim poderão alinhar as idéias e informações para alcançarem o objetivo. Desta forma, o Wagner Luiz Cabelo – SIMA/CIRS ficou responsável pelo calendário e pela capacitação (no final de março terá a primeira reunião para capacitar os técnicos e em 90 dias um retorno com o diagnostico) e a Tana – SIMA/CIRS responsável pela memória da reunião.

Além disso, foi comentado sobre a provação do o plano regional de resíduos da bacia do alto Tietê onde a FABHAT como tomador já tem o recurso para essa construção, no qual o Conisud também será contemplado.

Por fim, Valverde convidou o Consórcio para participar de um workshop de alinhamento de projetos e investimentos juntamente com a Desenvolve SP e Rede Nacional de Consórcios Públicos no próximo dia 23.