INICIATIVAS DO SETOR ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Webinar

Novembro 03, 2020 COMUNICAÇÃO

.

Eduardo Trani, Jose Valverde, Ivan Melo e Malu Freire – SIMA/CIRS.  Prof. Silene Bueno , SENAC; Prof. Pedro Jacobi – IEE/USP; Prof. Antonio Cezar, UNESP; Prof. Elizangela Leal, FMU.

As reflexões apresentadas por todos foram pertinentes e carregadas de conteúdo de alto nível. O maior destaque, a meu ver, foram do Professor Antônio Cezar , da Unesp, que a partir de pressupostos básicos para ação, envolvendo extensão, pesquisa e pratica, envolveu todos os atores possíveis e por meio da Educação Ambiental, com recursos FEHIDRO, elaborou um abrangente Plano de Resíduos Solidos Urbanos, que poderá servir de modelo. Já a prof. Elizangela, proporcionou uma profunda reflexão do papel das UNIVERSIDADES, que estas têm que sair das suas caixinhas e ter o olhar para fora da universidade. Tem que trazer o empedramento social e o olhar para a população menos favorecida. Com isso deixou os seguintes questionamentos: 1- Quais caminhos queremos seguir? 2-O que eu quero fazer? 3- Para que eu quero fazer? e,  4- Para quem eu quero fazer?

Todos apontaram para as boas praticas, para a redução e aproveitamento dos resíduos sólidos, para a importância da educação ambiental em todos os níveis incidindo na gestão ambiental,  na mudança de mentalidade dos cidadãos e empresários, na responsabilização.

O Secretario Eduardo Trani, destacou que “temos que trabalhar nas Grandes Políticas” e chamou atenção para a importância do consorciamento. Fazer os projetos das universidades se transformarem em políticas publicas. Fortalecer o tema dos RSU no Ensino Fundamental e Médio, que conversou com o Secretario da Educação, que ele se sensibilizou e se comprometeu a colocar na grade curricular. Formar professores e desenvolver uma política global e intersetorial é o caminho a seguir. Deu o exemplo de uma escola em Taquaritinga que ganhou premio dos Emirados Árabes pelo trabalho que desenvolveu.

Brígida Sacramento C. dos Santos

Secretária Executiva