SEMINÁRIO SOBRE APL – ARRANJO PRODUTIVO LOCAL – SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – 26 E 27/10 – CONISUD PARTICIPA E CONTRIBUI.

Outubro 27, 2020 COMUNICAÇÃO
Patricia Ellen - Secretária de Desenvolvimento Econômico; Wilson Point - Superintendente do Sebrae; Juliana Arnout de Santana - Dep. Vitor Lippi e outros Patricia Ellen - Secretária de Desenvolvimento Econômico; Wilson Point - Superintendente do Sebrae; Juliana Arnout de Santana - Dep. Vitor Lippi e outros

.

As APLs tem como propósito a melhoria da competitividade local. Tem que ter foco, planejamento estratégico, envolvimento da força empreendedora das universidades. É uma composição da sociedade, do Sebrae e do Governo do Estado.  Hoje já tem 57 APLs no Estado em atividade. Esses arranjos são fundamentais porque foi constatado que dos 645 municípios, 455 tem uma população abaixo de 50 mil habitantes e as cidades pequenas estão diminuindo de tamanho. O Consórcio também é fundamental para dar escala, por exemplo, nas compras públicas, sai mais barato. É a inclusão produtiva, cooperativismo e associativismo.

O SEBRAE vai fazer um piloto com oito consórcios, por meio de uma Câmara Temática de Desenvolvimento Regional. Nesse caso O CONISUD solicitou para fazer parte.

Foram relatadas experiências como o do queijo, da Serra da Canastra, uma luta árdua e mais antiga.

Ana Carla Fonseca, mostra que tem que partir do território para chegar ao produto. Diálogo, transparência e confiança: “as pessoas atrás dos processos”. É isso que trás o valor agregado ao produto. Exemplos: Salinas de Guaranda, Compleventur – transformando vidas. São 28 empresas comunitárias e 198 produtos; Chapada do Araripe, região de Cariri; Vale do Ribeira, manancial, recentemente estabelecida pelo Governo do Estado e o próprio queijo da Canastra.  “É a valorização da identidade cultural que faz a diferença”. O Ecoturismo soma-se a Gastronomia. Após o mapeamento o Sebrae tem o desafio de colocá-los na rede.

Foi abordada também a possibilidade de emendas parlamentares para as APLs, porem é mais complexo e para projetos de longo prazo.