CONISUD se reúne com o Comitê de Integração de Resíduos Sólidos – CIRS/ SIMA, com o Investidor - USGREEN, CETESB e PM de Itapecerica da Serra.

Agosto 24, 2020 COMUNICAÇÃO

.

Em 24/08/2020, reuniu-se em São Paulo, Brígida Sacramento, Dr. Francisco Roberto, Dr. Clailton Baracho – Conisud; José Valverde e Ivan Melo – CIRS; Marco Sacramento – USGREEN, Eng. Carlos Web e o Arq. Benedito Brito – PM Itapecerica da Serra e Celso, da Agência da CETESB de Embu e Cristiano, de São Paulo.

A reunião foi conduzida por Valverde e Ivan, que encontraram em conjunto com os participantes o caminho para a implementação do Projeto USGREEN no município de Itapecerica da Serra.

A empresa terá que fornecer o escopo do projeto e mais informações técnicas sobre o processo a ser utilizado pela usina na produção dos pellets. Também foi esclarecido ao representante da empresa sobre o licenciamento necessário, incluindo a licença prévia.

Ficou definido que o empreendimento só poderá receber o lixo dos municípios que fazem parte da Bacia de Guarapiranga. Serão cerca de 500 toneladas dia. A área a ser cedida será de aproximadamente 8000 m² no local onde se encontra o atual aterro sanitário. O engenheiro de Itapecerica da Serra, Carlos Web e o arquiteto apresentaram a planta do local.

A Secretária Executiva, Brígida Sacramento comentou sobre o panorama da região e a fase em que se encontram as tratativas entre PM de Itapecerica e a empresa. Colocou o Consórcio a disposição da CETESB e frisou a necessidade de todos unirem esforços para mudar a realidade atual dos municípios que a compõe.

Também foi mencionada pelo Dr. Francisco, a importância da adequação das leis a nova realidade.  Ivan e Valverde citaram a Resolução SIMA 47 de 06/08/2020, demonstrando o esforço que a Secretaria vem fazendo para essas adequações. (Resolução CDR = produção).

Nossos agradecimentos ao Valverde e Ivan pelo apoio e parceria em nome da Presidente Maria Lucia e do Prefeito Jorge Costa.

Brigida Sacramento Carvalho dos Santos

Secretaria Executiva.