8 de Março dia Internacional da Mulher – História, Luta e Liberdade


Em comemoração ao dia 08 de março CONISUD estará relembrando grandes personalidades femininas que são marcos e referências de força coragem e humanidade... Hoje relembramos a grande humanista Dorothy Stang.

"Dorothy Mae Stang, conhecida como Irmã Dorothy (Nasceu em Dayton, 7 de junho de 1931 — e foi assassinada covardemente em Anapu, com seis tiros, um na cabeça e cinco ao redor do corpo no dia 12 de fevereiro de 2005).

Breve Histórico de uma Grande Mulher:

- Foi uma religiosa norte-americana naturalizada brasileira. Pertencia as Congregação das Irmãs de Notre Dame de Namur, congregação religiosa fundada em 1804 por Santa Julie Billiart (1751-1816) e Françoise Blin de Bourdon (1756-1838). Esta congregação católica internacional reúne mais de duas mil mulheres que realizam trabalho pastoral nos cinco continentes.
Em 1964, graduou-se na Universidade Notre Dame de Namur, em Belmont (Califórnia). Em 1966 iniciou seu ministério no Brasil, na cidade de Coroatá, no Estado do Maranhão.

A religiosa participava da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde a sua fundação e acompanhou com determinação e solidariedade a vida e a luta dos trabalhadores do campo, sobretudo na região da Transamazônica, no Pará. Defensora de uma reforma agrária justa e consequente, Irmã Dorothy mantinha intensa agenda de diálogo com lideranças camponesas, políticas e religiosas, na busca de soluções duradouras para os conflitos relacionados à posse e à exploração da terra na Região Amazônica.

Dentre suas inúmeras iniciativas em favor dos mais empobrecidos, Irmã Dorothy ajudou a fundar a primeira escola de formação de professores na rodovia Transamazônica, que corta ao meio a pequena Anapu. “Era a Escola Brasil Grande.”

Galeria de Fotos

  

    

 

 

 

 

                    TV Conisud

 

 


 


 


Rua: Minas Gerais, Nº. 58 - Pq. Paraíso
Itapecerica da Serra - SP

Conisud


Equipe
E-mail: conisud@conisud.sp.gov.br
Telefone: (11)4385-0946


A reprodução do conteúdo deste site poderá ser feita desde que citada
a seguinte fonte: extraído do Portal do Conisud