CONISUD/HGIS e HRC discutem a saúde pública na região.

Recentemente o Consórcio Intermunicipal da região Sudoeste da Grande São Paulo se reuniu com a Diretoria do Hospital Geral de Itapecerica da Serra e do Hospital Regional de Cotia para discutirem pontos de interesses coletivos ligados a saúde publica na região.
A distribuição de vagas pelo SUS para cada cidade e as longas esperas de tempo para agendamento de especialidades médicas foram os principais temas da discussão.
Representando as unidades hospitalares participaram o Dr. Didier Roberto Torres Ribas, diretor geral do SECONCI – mantenedor dos hospitais – e uma equipe de médicos e especialistas.
Como interlocutores dos municípios participaram o presidente; Prefeito Chuvisco e o Superintendente Clóvis Pinto do CONISUD. Participaram também os prefeitos dos municípios de Embu Guaçu; Clodoaldo Leite da Silva, São Lourenço da Serra; Fernando Antonio Seme Amed e Vargem Grande Paulista; Roberto Rocha. Participaram ainda vários secretários municipais da pasta da saúde e o vice- prefeito de Cotia; Moisés Cabrera Corvelo.
A discussão foi muito importante para que as partes combinassem um plano de ação para colaboração mútua entre os municípios na utilização das vagas disponíveis pelo SUS e de revisão das necessidades prioritárias para especialidades específicas. Foi formado um grupo de avaliação técnica e de formulação de propostas.
Na reunião ficou claro que as unidades hospitalares já trabalham há anos com sua capacidade máxima de disponibilidade de leitos. Como no HGIS a planta da unidade e legislação atual não permite ampliação do hospital as ações do atendimento não visam mais a ampliação de atendimento e sim a excelência na qualidade do serviço.
O Superintendente do CONISUD, Professor Clóvis Pinto solicitou a direção do HGIS que encaminhassem ao consórcio dados que demonstram que desde 2008 o hospital trabalha em sua capacidade máxima de leitos. O relatório servirá para embasamento de um documento aos governos estadual e federal com a reivindicação de um novo hospital regional. A idéia seria um novo hospital para atender especificamente as cidades de São Lourenço da Serra e Juquitiba e assim descentralizar a unidade de Itapecerica da Serra, hoje responsável pelo atendimento destas cidades e mais a cidade sede e de Embu Guaçu.
“Está claro para o consórcio que a região necessita imediatamente encampar uma luta por um novo hospital. Hoje o HGIS, o HRG e o HGP já não são mais suficientes para as necessidades de vagas de nossas cidades”, comentou Clóvis Pinto.


Galeria de Fotos
 

 

                    TV Conisud

 

 


 


 


Rua: Minas Gerais, Nº. 58 - Pq. Paraíso
Itapecerica da Serra - SP

Conisud


Equipe
E-mail: conisud@conisud.sp.gov.br
Telefone: (11)4385-0946


A reprodução do conteúdo deste site poderá ser feita desde que citada
a seguinte fonte: extraído do Portal do Conisud