A importância dos Mananciais para Abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo

Foi realizado pelo Consorcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) no dia 27/07 na Associação Comercial e Industrial de Embu, o Encontro Técnico tem como objetivo de discutir sobre a questão da “importância dos mananciais da região sudoeste da grande São Paulo”.

O evento contou com representantes das prefeituras da região e de movimentos sociais. O superintendente do Conisud Professor Clóvis Pinto abriu o evento falando da importância da região com relação ao abastecimento de água e do interesse dos prefeitos na preservação das áreas de manancial. Em seguida, da SABESP, o técnico Aurildo Xavier mostrou o sistema de abastecimento de água na região metropolitana de São Paulo, comentou da carência histórica de água em nossa região e finalizou mostrando um vídeo sobre como será o Sistema Produtor de Água São Lourenço.  Assessor da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do estado e secretario executivo do Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Tiete, Amauri Pollachi palestrou sobre o histórico de ocupação das áreas de manancial, comentou sobre a revisão da Lei Específica da Guarapiranga e reforçou que é prioridade no comitê de bacias a elaboração do Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental – PDPA para a sub-bacia do Juquiá e para o Rio Cotia que fazem parte de nossa região.

O evento foi muito produtivo e a região saiu inclusive com uma agenda junto ao Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Tiete para discutir o Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental – PDPA para o Alto Juquiá.