Projeto do Conisud trará melhorias ao transporte intermunicipal na região

Em geral, os prefeitos e as autoridades presentes se mostraram bastantes satisfeitos com o projeto: Clodoaldo Leite (Embu-Guaçu), Chuvisco (Itapecerica da Serra), vice-prefeito Moisés Cabrera (Cotia), representantes de São Lourenço da Serra, além da diretoria da EMTU.

Com a anuência técnica do Conisud, as implantações deverão receber autorização da Secretaria Municipal de Transportes para posterior implantação.
Mas antes, esse documento deverá ser apresentado à população em Audiência Pública para mostrar os avanços e o que está em diálogo nesse tema.

Principais pontos do projeto

Prioridade de tráfego
- foram citados vários pontos, como os trechos entre Shopping Taboão-Morato, Itapecerica-Capão Redondo, Cotia- Raposo etc.

Restrição na av. Francisco Morato - algumas linhas que saíam de Embu das Artes e Taboão da Serra e passavam pela av. Francisco Morato, em São Paulo, sofreram restrição da Prefeitura local no ano passado. Pelo estudo do grupo, a ideia é que os ônibus voltem a trafegar pela Morato até a altura da rua Três Poderes, e posteriormente, continuem pela av. Eliseu de Almeida até o metrô Butantã, onde os passageiros poderão contar com um transporte gratuito (shuttle) até o metrô Clínicas.

Cartão Bom - proposta é aumentar postos de recarga do Cartão Bom na região.

Pontos de parada - reavaliar a distância e executar pintura e demarcação dos pontos de parada. Além disso, foi anunciada a instalação de 115 abrigos de paradas, que deverão aguardar a licitação para a execução.

Terminais - outra possibilidade discutida no plano é criação de infraestrutura de apoio em pontos estratégicos, a construção de 19 mini-terminais e de 4 pró-polos em pontos na região. Pró-polos são núcleos estruturados para a circulação, embarque e desembarque de passageiros com segurança, boa estrutura física e acessibilidade. Os recursos deverão ser provenientes do orçamento do Governo do Estado, o que deverá ser requerido junto à Casa Civil estadual.

Caucaia do Alto - uma intervenção junto à concessionária que atende os moradores de Caucaia deverá ocorrer para reduzir a tarifa de R$ 3,45 para R$ 2,60. O distrito hoje sofre com o fato do transporte coletivo ter que passar dentro de Vargem Grande Paulista para chegar à Cotia, cidade a qual pertence, o que encarece a tarifa para os trabalhadores.

Integrações - Jd. Pinheirinho: bairro é considerado estratégico para a EMTU, pois de lá seria possível fazer a integração para a cidade de Cotia e com o bairro paulistano de Pinheiros. Foi indicado também uma melhoria na sinalização num cruzamento perto do local, considerado de alto risco. Valo Velho (SP): seria outro ponto importante para a integração dos usuários dos municípios de Juquitiba, São Lourenço da Serra e Embu-Guaçu, que de lá se integrariam com destino ao metrô Capão Redondo. Para essas integrações, será necessária a implantação da estrutura física para a operação.

Comunicação - a EMTU pediu às Prefeituras a comunicação imediata das alterações viárias para a atualização constante no site da entidade.

Alex Natalino
Portal PMETEA