CONISUD promove workshop para discutir turismo regional

O Conisud, por meio da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico e Social, realizou na manhã de 25 de Julho, na ACISE em Embu das Artes, um workshop com palestras visando discutir estratégias para o fortalecimento do turismo regional.

Ao todo, foram três palestrantes: Bruno Omori, presidente da ABIH-SP e do IDT-CEMA; Carlos Nery, Secretário de Turismo de Itapecerica da Serra; e Valdir Barbosa, Secretário de Turismo de Embu das Artes. Na platéia, representantes do governo de diversos municípios da região e membros do Conisud estavam presentes.

O primeiro palestrante, Bruno Omori, expôs a atual situação do Brasil no mercado turístico mundial: o país é a 6° maior economia do mundo, está em 1° lugar no ranking mundial em potencial de atrativos naturais, mas apenas em 36° lugar no fluxo de turistas estrangeiros.

Para resolver esse problema, Omori acredita que é preciso a união entre estados e municípios para desenvolver os potenciais sociais e econômicos que o turismo oferece. Segundo Bruno, a indústria do turismo está em ascensão no território nacional, que abrirá um leque de oportunidades com a chegada de grandes eventos, como a Copa em 2014, as Olimpíadas em 2016 e a Expo Mundial em 2020.

Esses eventos trarão um fluxo gigantesco de turistas, assim como a imprensa de países do mundo todo, e Omori acredita que as possibilidades de desenvolver o turismo não estão privadas às grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, mas também nos municípios.

Itapecerica consolida potencial turístico

Na segunda palestra, Carlos Nery falou sobre as últimas conquistas da cidade de Itapecerica da Serra no ramo turístico. Nos últimos anos, a cidade consolidou seus potenciais, com o cadastramento das atrações e o desenvolvimento de roteiros, com foco em turismo de aventura e religioso.

Nery também falou sobre a possibilidade da retomada do Circuito BR - circuito comercial entre as cidades da região Sudoeste da Grande São Paulo: Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba e Miracatu. Com o tema “arte, aventura e natureza”, o Circuito BR tem como objetivo mostrar o potencial turístico das cidades e fortalecer o turismo regional.

União dos municípios pode fortalecer turismo regional

O terceiro palestrante, Valdir Barbosa, fez um panorama sobre o aspecto histórico de Embu das Artes, e sobre todos os segmentos do turismo da cidade, que envolvem não só cultura e arte, mas também lazer, gastronomia, eventos, compras e turismo de negócios.

Valdir falou sobre os projetos para o turismo no Plano Diretor Municipal do governo Chico Brito e encerrou a palestra com uma série de encaminhamentos para as cidades consorciadas ao Conisud.

Para fortalecer o turismo regional, Barbosa acredita que é preciso a colaboração de todos os municípios participantes. São inúmeras ações que devem ser feitas em conjunto, como produzir material de divulgação das cidades, criar roteiros regionais, criar um site regional, produzir um inventário turístico, potencializar a integração da Rodoviária de Embu das Artes, criar políticas de incentivos no município de âmbito regional, criar um Plano Diretor de Turismo, e integrar essas ações com o Município de São Paulo e Região Metropolitana.

Encaminhamentos

Prioridades da COPA

- Fortalecer o Fórum de Gestores

- Produção de Material das Cidades

- Site/Portal Regional

- Roteiros Regionais

- Centro de Assessoria de Imprensa

- Sala de Atendimento à Mídia

- Roteiros Regionais - Circuito BR

- Roteiros Regionais - Circuito TAYPA

- Seminário FIFA (Verificar como potencializar)

- Guia Oficial da COPA 2014

Curto e Médio prazo

- Integrar nossas ações com o Município de São Paulo e Região Metropolitana

- Informe da reunião com Mauro da Secretaria de Turismo

- Cursos para gestores - Retomar com a Unifesp via Conisud

- Potencializar a integração da Rodoviária de Embu

- Plano Diretor de Turismo

- Políticas de Incentivos no município de âmbito Regional

- Estruturar tecnicamente as Secretaria e Departamentos

- Programa Regional de visitas nos atrativos de comunidades escolares

- Turismo de experiência

- Ônibus Turístico Regional - circular

- Propor um inventário turístico

- Resolver o gargalo de hospedagem (verificar caso do Almenat)

- Roteirização, Mobilização, Sensibilização e Formação.

- Programa Nacional de Regionalização

- Perguntar aos empresários porque não estão se envolvendo

- Problema de infraestrutura (Rodov.).

- Criação da Agência Regional (Workshop de Agosto)

Nathalia Gontijo

Cidades Consorciadas