Chico Brito reivindica à EMTU melhorias no transporte público intermunicipal

Atendendo ao pedido do prefeito Chico Brito e presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), o diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes da Silva Júnior, recebeu na terça-feira (6/8), na sede da entidade em São Paulo, uma comitiva composta também por  Chico Brito (prefeito de Embu das Artes), Clodoaldo Leite (prefeito de Embu-Guaçu e presidente do Conselho Consultivo da Sub-região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo (Consulti), Roberto Rocha (prefeito de Vargem Grande Paulista e vice-presidente do Conisud), além do deputado estadual Geraldo Cruz (PT), técnicos das prefeituras e sociedade civil organizada.

A reunião foi agendada pelo presidente do Conisud após ouvir as reivindicações dos movimentos sociais, através do Fórum Regional de Lutas, em reunião dia 17 de julho. Eles foram pedir o apoio do Conisud às suas bandeiras: revogação de todos os aumentos de tarifas de 2013, abertura de todas as planilhas de transporte, não ter aumentos de tarifas até 2016 e bilhete metropolitano integrado.

Na pauta, ainda, uma série de questões levantadas pela Câmara Técnica de Mobilidade Urbana do Conisud sobre o atual sistema intermunicipal de transporte nas oito cidades integrantes do consórcio (Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista).

Chico Brito falou em nome dos demais prefeitos e apresentou ofício com as seguintes demandas: ampliação do número de ônibus para evitar lotação; criação de mais linhas em áreas descobertas pelo sistema; retorno das linhas para a av. Francisco Morato, que hoje são obrigadas a circular pela av. Eliseu de Almeida (trouxe transtorno para passageiros); abrigo nas paradas; criação de terminais confortáveis de pequenos e médios portes, com banheiro e lanchonete; integração metropolitana; unificação tarifária na região; e adequações na tarifa do distrito de Caucaia do Alto que pertence a Cotia.

“Temos direito à mobilidade garantida por lei, sem necessidade de discutirmos lucros ou gastos, além disso, os veículos estão sujos, andam abarrotados e a tarifa está alta”, alertou uma dos integrantes do Fórum Regional de Lutas do Sudoeste, Vinicius Guizelini de Taboão da Serra. Também estiveram presentes Victor Beltrão Rocha (Embu das Artes), além de Leandro Alan Vieira, Bruna Belloti, Jair Ribeiro Pinto e Cleverson Cervinsk, de Embu-Guaçu.

Propostas da EMTU

O presidente da EMTU sugeriu que as cidades enviem à EMTU uma relação que indique as ruas, itinerários e cálculos de engenharia para a implantação de abrigos de ônibus: “A EMTU tem projeto para os abrigos e a instalação fica por conta do município beneficiado”. Segundo ele, um edital já foi aberto e a licitação deverá ser concluída em dezembro.

Sobre os terminais, Lopes apresentou os projetos executivos já criados pelo órgão, mas explicou que eles dependem de uma articulação e um aval do governador Geraldo Alckmin para a liberação dos recursos. “Os projetos foram desenvolvidos com recursos próprios da EMTU, estamos contratando mais dez mas a decisão de para quem vai o dinheiro é do governador. Essa solicitação deve ser feita a ele”, afirmou o presidente da EMTU.

Com relação às tarifas, ele revelou que nos contratos de concessão às empresas de ônibus há uma cláusula que permite um estudo de readequação e possível redução dos custos das tarifas. “Preciso do mapa da rede municipal para estudar as possibilidades”, disse Lopes que citou a criação de corredores de ônibus entre várias cidades da Grande São Paulo, como alternativa viável para a mobilidade.

O diretor de gestão operacional da EMTU, Evandro Lossaco, falou sobre a transição de linhas da av. Francisco Morato para a av. Eliseu de Almeida e pediu o apoio do presidente do Conisud para reverter a situação: “É preciso fazer um apelo junto à prefeitura de São Paulo, que restringiu a circulação de linhas intermunicipais em alguns bairros da Capital, nós não conseguimos mais entrar”.

Encaminhamentos

No dia 13/8 as cidades do Conisud deverão entregar seus dados da rede municipal à EMTU e uma reunião entre a Câmara Técnica de Transporte do Conisud, representantes de movimentos sociais e a EMTU ocorrerá dia 20/8 para listar as prioridades. Feito isto, uma audiência, ainda sem data definida, será marcada com o presidente da EMTU em setembro para a discussão física, operacional e tarifária das reivindicações.

Também participaram do encontro o secretário de Transportes de Embu das Artes, Francisco Carlos “Cal”, e Clóvis Pinto, secretário de Governo de Itapecerica da Serra.

Rita de Biaggio

Cidades Consorciadas