Conisud constrói soluções regionais

Seminário das Câmaras Técnicas reuniu cerca de 100 pessoas

Reunidos em Vargem Grande Paulista, na sexta-feira, 7/6, os oito prefeitos do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) receberam das Câmaras Técnicas (CTs) informações valiosas para os avanços das políticas públicas na região nos próximos anos. Um momento rico de partilha do conhecimento acumulado e de definições regionalizadas que tornarão ainda melhor a vida de quase 1 milhão de habitantes que moram nas cidades de Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Participam das câmaras técnicas secretários municipais, gestores públicos e representantes da sociedade civil organizada, além do subprefeito de M`Boi Mirim, Antonio Carlos Dias e Manoel Filho, representante da subprefeitura de Campo Limpo. Moisés Cabrera, vice-prefeito de Cotia, representou o prefeito Carlão Camargo. Estavam presentes os seguintes prefeitos: Chico Brito (Embu das Artes), presidente do consórcio, Clodoaldo Leite (Embu-Guaçu), Chuvisco (Itapecerica da Serra), Francisco Junior (Juquitiba), Fernandão (São Lourenço da Serra) e Roberto Rocha (Vargem Grande Palista).

Com mapas, fotos, gráficos, desenhos e tabelas, os coordenadores das CTs mostraram o diagnóstico e apontaram soluções para temas das seguintes áreas: Saúde, Meio Ambiente, Transporte e Mobilidade, Saneamento, Drenagem e Resíduos Sólidos, Segurança, Educação, Esporte e Cultura, Habitação e Desenvolvimento Socioeconômico. Você pode conferir a íntegra das apresentações no link ao lado.

Chico Brito, prefeito de Embu das Artes e presidente do Conisud, parabenizou os membros das câmaras técnicas pelo trabalho e disse que, pelo que foi apresentado, “temos trabalho para uns trinta mandatos”, brincou. Entre as propostas de curto prazo estão implantação de um laboratório de análises clínicas regional, com municipalização do laboratório de Itapecerica da Serra, o monitoramento por câmeras das divisas dos oito municípios, revisão e padronização das Leis Seca e do Silêncio e Centro de Treinamento Regional para as GCMs.

Mais um hospital e plano diretor regional

No longo prazo, a câmara técnica de Saúde propôs a implantação de mais um hospital na região e a CT Meio Ambiente a construção de uma usina regional de resíduos sólidos de materiais de construção civil e demolições, importante rejeito para construção de estradas, entre outras utilizações, segundo João Ramos, diretor da Agência Municipal Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos (Amlurb), de Embu das Artes. Também para os próximos anos, a CT Desenvolvimento Socioeconômico propôs um Plano Diretor Regional geral das oito cidades, com Plano Regional de Turismo, além de vários seminários para aprofundar temas como Plano Diretor regional, regularização fundiária e meio ambiente, turismo, agência de desenvolvimento, concessionárias e reguladoras de serviços (energia, comunicação e água), infraestrutura intermodal (porto seco) e observatório social.

“Precisamos ter pé no chão e pensarmos uma estratégia a curto, médio e longo prazo. Muitos problemas que enfrentamos hoje existem porque os governantes do passado não fizeram o planejamento de longo prazo”, advertiu. Ele citou como exemplo a possibilidade de pautar o debate com o Governo do Estado sobre como será a linha de metrô até Taboão da Serra e Valo Velho. “Se conseguirmos, vamos planejar e reservaremos áreas para que isso seja possível sem pagar muita indenização por isso”, explicou.

“Podemos ser o expoente da região metropolitana de São Paulo”, alertou Roberto Rocha, prefeito de Vargem Grande Paulista, que parabenizou Chico Brito pela atuação e pelo trabalho desenvolvido à frente do consórcio. “A gente se espelha nele, em seu dinamismo”, afirmou. Francisco Júnior, prefeito de Juquitiba, salientou a força dos oito prefeitos juntos. “Representamos 1 milhão de habitantes e pensar regionalmente é pensar maior”, ressaltou. O prefeito Chuvisco, de Itapecerica falou da satisfação de fazer parte do consórcio e estar junto na busca de soluções regionalizadas.

Fernandão, prefeito de São Lourenço da Serra, defendeu a democracia participativa. Os representantes das subprefeituras de M´Boi Mirim e Campo Limpo destacaram a importância da ação conjunta entre os municípios e as subprefeituras nas divisas. “Nossa região abriga mais de 600 mil moradores e muitos problemas e somente juntos poderemos resolvê-los de uma forma melhor para a população”, alertou Antonio Carlos Dias. “Temos muito trabalho e problemas a resolver nas divisas”, destacou o representante de Campo Limpo.

Próximos passos

No próximo dia 24 de junho, Chico Brito e o presidente do Consulti, Clodoaldo Leite, reúnem-se com os coordenadores das Câmaras Técnicas, que deverão apresentar as propostas definindo as responsabilidades (Município, Estado e União) e as estimativas de custos, para os prefeitos definirem encaminhamentos práticos. No começo de julho, uma nova reunião será realizada com os oito prefeitos, os quatro subprefeitos de Paralheiros, Butantã, M´Boi Mirim e Campo Limpo, mais os membros das câmaras técnicas para encaminhamento das propostas.

Também participaram do evento: vereador Sérgio Folha (Cotia), vereador Sidney dos Santos (Vargem Grande Paulista) e Marcelo Lenha, presidente da Câmara de Vargem Grande Paulista, e Claudio Godoy, secretário de Governo da cidade anfitriã.

Rita de Biaggio

Cidades Consorciadas