Chico Brito sugere que Subprefeituras de SP entrem no Conisud

Seminário que reuniu as oito cidades do consórcio apresentou estudos das Câmaras Técnicas

Vargem Grande Paulista recebeu no dia 7/6 o “1º Seminário das Câmaras Técnicas do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud)”, em evento realizado no Centro Mariápolis Ginetta.

Na oportunidade, as oito Câmaras Técnicas do Conisud, formadas por servidores de todas as prefeituras integrantes, apresentaram o resultado das discussões que deverá ser encaminhado ao Governo do Estado de São Paulo.

As Câmaras são divididas por temas como: Saúde; Meio Ambiente;Transporte e Mobilidade; Saneamento, Drenagem e Resíduos; Segurança; Educação, Cultura e Esportes; Habitação e Desenvolvimento Econômico. Clique aqui e saiba mais detalhes.

O presidente do Conisud, Chico Brito, também prefeito de Embu das Artes, confirmou a possibilidade de inserir dentro do Conisud as Subprefeituras paulistanas que fazem divisa com os municípios da região. “Sugeri ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que criasse um Projeto de Lei que permita a adesão delas aos consórcios”, revelou.

Campo Limpo, Butantã, M´Boi Mirim e Parelheiros são os bairros da Capital, cujas Subprefeituras poderão se juntar ao Conisud. Uma reunião com elas deverá acontecer em julho.

Apostando numa tendência, Chico afirmou que o Brasil inteiro está pensando no tema dos consórcios das regiões metropolitanas: “Não tem mais como as cidades atuarem isoladamente para o encontro de soluções”.

Outra ideia lançada pelo presidente foi a de integrar os trabalhos das Câmaras Técnicas do Conisud aos das Câmaras do Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste (Consulti), orgão ligado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, para assim, direcionarem os planos de ambas para uma agenda comum.

O prefeito anfitrião, Roberto Rocha, concordou: “O Consulti é o lugar adequado para captarmos os recursos financeiros para a concretização dos projetos”.

A mesa diretora foi composta pelos prefeitos Amarildo “Chuvisco” (Itapecerica da Serra), Francisco Jr. (Juquitiba), “Fernandão” Seme (São Lourenço da Serra) e Clodoaldo Leite (Embu-Guaçu); pelos vice-prefeitos Professor Carlos (Vargem Grande Paulista) e Moisés Corvelo (Cotia); pelos vereadores Marcelo Lenha (pres. da Câmara Municipal de Vargem Grande), Sidney dos Santos (Vargem Grande) e Sergio Folha (Cotia); além do subprefeito de M´Boi Mirim, em São Paulo, Antonio Carlos Dias.

Clique aqui para ver a Galeria de Fotos

Alex Natalino