Implantado Gamesp na região, Conisud acompanhará ações

O presidente do Consulti, Clodoaldo Leite da Silva, abriu a 8º Reunião do Conselho Consultivo da Sub-região Sudoeste da RMSP, na quarta-feira (13/11), em Embu-Guaçu, cuja pauta principal foi a instalação do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp), juntamente com o secretário adjunto de Segurança Pública e coordenador do Gamesp, Antonio Carlos da Ponte. A região é composta pelos municípios de Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista, os mesmos que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud).

O vice-prefeito, Natinha, representou o prefeito Chico Brito, de Embu das Artes, na reunião e disse que o Gamesp tem um papel fundamental na região, que é o de "criar soluções de segurança para mais de 1 milhão de habitantes e uma região que não para de crescer".

Segundo a resolução nº 7, de 16 de setembro de 2013, o Gamesp tem como objetivo discutir ações integradas de prevenção, repressão e redução da criminalidade, é formado por representantes locais das polícias Civil, Militar e Federal, além das guardas municipais, secretarias estaduais, Ministério Público, Poder Judiciário e sociedade civil.

O prefeito anfitrião, Clodoaldo Leite da Silva, destacou a importância da Segurança para a região que congrega oito cidades: “A Sub-região Sudoeste da RMSP, juntamente com o Conisud, faz um grande trabalho, levando sugestões de soluções efetivas ao Governo do Estado de São Paulo, através das discussões que ocorrem em nossas Câmaras Temáticas, entre elas, a de Segurança”.

Na reunião, o secretário adjunto da SSP, Antonio Carlos da Ponte, apresentou os indicadores criminais das oito cidades que integram a sub-região e ressaltou a importância da integração entre os poderes. “O Gamesp reúne os prefeitos e autoridades públicas para dialogar com as secretarias estaduais. Dessa forma, fica mais eficiente encontrar caminhos para melhorar a segurança da população”.

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Metropolitano, Gilberto Nascimento Jr., o GAMESP tem sido um importante fórum para discussão das questões que englobam o tema segurança pública. “Segurança pública não se faz com ações imediatas, se faz com inteligência, e o gabinete é uma importante ferramenta que vem trazer soluções, com a unificação das três policias, civil, militar e federal”.

“Esse modelo já foi criado na região de Campinas, do Vale do Paraíba, Baixada Santista, Aglomeração Urbana de Piracicaba e Jundiaí, e contará com ações educativas, prevenção e repreensão do crime”, afirmou Gilberto Nascimento Jr.

O encontro contou com a presença de prefeitos, vereadores, membros do Conselho Consultivo, sociedade civil e do vice-presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Luiz Pedretti.

Cidades Consorciadas

Revista do PPA Regional Participativo