Complexo Esplanada da Eletropaulo começa a funcionar
ainda este ano em Embu das Artes

Executivos da AES Eletropaulo, da Anatel e da Cooperativa de Eletrificação Rural de Itapecerica da Serra participaram de workshop promovido pela Câmara Técnica de Desenvolvimento do Conisud no dia 24/10, na Câmara Municipal de São Lourenço da Serra.  O encontro reuniu empresários e gestores públicos com o objetivo de analisar a Demanda e a Oferta de Energia e comunicação nos municípios do consórcio.

A AES Eletropaulo participou com seis gestores da empresa e informou que ainda este ano será inaugurado o Complexo Esplanada, cuja subestação fica na rua Marcelino Pinto Teixeira, rua da Câmara Municipal de Embu das Artes.  O foco, segundo a Eletropaulo, é a melhoria contínua do fornecimento de energia elétrica para as regiões de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Carapicuíba, Taboão da Serra e São Lourenço da Serra, alinhado com o crescimento industrial e residencial da região.

Com investimento de R$ 37 milhões, a iniciativa engloba uma nova subestação, com potência nominal de 120 MVA, e a instalação de 12 novos circuitos primários de distribuição. Após a inauguração, os trabalhos de manobras na rede continuarão em 2014, aumentando a potência gradativamente.

Através de sua assessoria de imprensa a AES Eletropaulo disse que a construção deste complexo, com os 12 circuitos de distribuição, representa aumento na capacidade de fornecimento em 21 bairros de Embu das Artes e grande impacto nos demais municípios citados, beneficiando cerca de 300 mil pessoas. Essa tecnologia de rede compacta, com cabos protegidos (a tecnologia Spacer Cable), está sendo utilizada para a construção das novas redes em toda área de concessão da AES Eletropaulo. A rede protegida contra interferências acidentais, diminui o impacto da queda de galhos e árvores na rede elétrica e as eventuais interrupções.

Na região de Jandira estão sendo implantadas novas Linhas de Subtransmissão em 88 kV da AES Eletropaulo, que fazem parte do Complexo Jandira, em um total de 33 km, com investimento de R$ 104 milhões, realizados em três etapas: 1ª etapa concluída em setembro de 2012 (Jandira – Itapevi); 2 ª etapa prevista para Novembro de 2013 e última etapa para julho de 2014 (Jandira – Monte Belo), que também trarão benefícios para toda a região Oeste da Grande São Paulo.

Cidades Consorciadas

Revista do PPA Regional Participativo