Consulti faz sua 4ª reunião em Embu das Artes

Mostrar aos prefeitos eleitos a estrutura organizacional do Conselho Consultivo da Sub-região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo (Consulti), criado pelo governo do Estado em 2011, para elaborar propostas para o desenvolvimento dos oito municípios que compõem o conselho (Taboão da Serra, Embu das Artes, Cotia, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba e Vargem Grande Paulista). Esse foi o principal objetivo da 4ª reunião ordinária do Consulti , última do ano, realizada na quinta-feira (29/11), das 12 às 17h, no Hotel Rancho Silvestre, em Embu das Artes. Criada em 1973, a Região Metropolitana de São Paulo foi reorganizada pela Lei Complementar nº 1139, de 16 de junho de 2011, que criou a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano.

A apresentação foi comandada por José Luis Pedretti, vice-presidente da Emplasa. Segundo ele, a sub-região sudoeste foi a primeira a instituir o Conselho Consultivo, que tem como atribuição elaborar propostas a serem submetidas ao Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, composto pelos 39 prefeitos e representantes das secretarias estaduais. O Conselho também poderá encaminhar matérias para o Conselho de Desenvolvimento.

“O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo foi criado como uma nova instância de governança que promova o desenvolvido desses municípios de forma justa, equilibrada e sustentável”, explicou Pedretti. Também fazem parte dessa estrutura o Fundo de Desenvolvimento Metropolitano, que será criado por decreto, e as Câmaras Temáticas. Entre as áreas de atuação do colegiado estão o planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social, entre outros.

Brígida Sacramento, da Secretaria de Desenvolvi mento Metropolitano, informou que, no primeiro trimestre de 2013 está prevista a Agenda Metropolitana, evento que trará o governador Geraldo Alckmin e os secretários estaduais à região para o anúncio dos recursos que o governo estadual deverá destinar para obras e projetos na região, a partir das demandas apresentadas pelos oito grupos temáticos que ao longo de 2012, envolvendo sociedade civil e prefeituras, sistematizaram as necessidades da região.

Além dos conselheiros e membros das câmaras temáticas, participaram da reunião: Jorge Costa, prefeito de Itapecerica da Serra, presidente do Consulti e presidente do Conisud; Cida Maschio, prefeita de Juquitiba; Amarildo Gonçalves, prefeito eleito de Itapecerica da Serra; Francisco Júnior, prefeito eleito de Juquitiba; Fernando Antonio Ceme Amed, prefeito eleito de São Lourenço da Serra; Moisés Cabrera, vice-prefeito de Cotia; Professor José Carlos, vice-prefeito reeleito de Vargem Grande Paulista; Humberto Carlos Parro, coordenador de articulação da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano.

Prefeitos querem ações práticas

Amarildo Gonçalves, prefeito eleito de Itapecerica da Serra, disse que o Fundo de Compensação Ambiental vem tardiamente e precisa ser implantado muito rapidamente: “Queremos que o governador faça a parte dele, fazendo sair do papel todos os projetos e propostas da região”.  O prefeito Fernandão, de São Lourenço, falou que a região paga um preço muito alto para preservar a água que abastece São Paulo, “e precisa da compensação, ela tem que sair do papel”. Francisco Júnior, prefeito eleito de Juquitiba, também disse que precisa defendeu a necessidade de compensação para o proprietário que preserva a água: “Estamos empenhados em lutar pela compensação e o fundo metropolitano vai humanizar nossa região”, afirmou.

O evento contou com a parceria do Conisud no que diz respeito à infraestrutura.

Cidades Consorciadas

Revista do PPA Regional Participativo