Cotia ingressa no CONISUD

O prefeito Carlão Camargo, acompanhado do vice-prefeito Moisés Cabrera, Moisezinho, assinou o protocolo de adesão do município de Cotia ao Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), na sexta-feira (11/5), em Taboão da Serra, durante evento da Sub-região Sudoeste, dando continuidade à elaboração da Agenda Metropolitana proposta pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano. Com a assinatura, o Conisud passa a ser representado por sete cidades: Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra. Vargem Grande Paulista deve assinar o termo de integração em breve.

“Nossa participação no Conisud é muito importante no sentido de ampliar a interação entre os vários municípios da região sudoeste da Grande São Paulo, a sociedade civil e o Governo do Estado para buscarmos a solução dos problemas regionalmente”, destacou o prefeito de Cotia que, além do desenvolvimento econômico, busca soluções para a Rodovia Raposo Tavares.

“A maioria das cidades possui problemas semelhantes entre si. Em nosso caso, temos a problemática da Rodovia Raposo Tavares, que afeta principalmente a cidade de Cotia, mas também causa impacto nas cidades vizinhas. Com a articulação conjunta dos municípios com o governo do estado, acredito que teremos mais condições de buscar soluções que atendam a todos”, declarou Carlão Camargo.

O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, destacou a importância do ingresso de Cotia no consórcio. “O Conisud ganha muito com a presença do prefeito Carlão Camargo e do vice-prefeito Moisezinho. Parabenizo ao Carlão pelo excelente trabalho realizado em Cotia, temos muito a aprender com a sua administração. Nosso compromisso é de articular e promover uma gestão baseada no planejamento, na justiça social e no desenvolvimento econômico sustentável para todos”, disse.

Sobre a Agenda Metropolitana, Carlão ressaltou que Cotia tem representantes em todas as câmaras temáticas, e que todos estão empenhados em definir propostas que promovam o desenvolvimento. “Temos muitas propostas para a área de transporte e mobilidade urbana de modo geral, mas também ações que evidenciam o desenvolvimento econômico, sem comprometer a característica peculiar da região, que trata a sustentabilidade preservando as áreas de mananciais. É essencial avaliar o potencial de cada município, e valorizar suas características”, frisou.

Cidades Consorciadas

Revista do PPA Regional Participativo