Conisud se reúne com governo do Estado

Dando continuidade à elaboração da Agenda Metropolitana proposta pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, o Consórcio dos Municípios da Região Sudoeste de São Paulo (Conisud) se reuniu mais uma vez na sexta-feira (11/5) no Cemur, em Taboão da Serra, com representantes do governo do Estado, desta vez com representantes da sociedade civil, membros das câmaras técnicas do Conisud.

Esse foi o quarto encontro das cidades, onde participam prefeitos, secretários, vereadores e sociedade civil para discutir e propor soluções aos problemas comuns a todas as cidades participantes. Essas propostas, segundo Edson Aparecido, Secretário de Desenvolvimento Metropolitano, serão avaliadas pelos secretários estaduais e pelo próprio governador Geraldo Alckmin que definirá os recursos a serem investidos na região.

Luiz José Pedretti, vice-presidente da Emplasa, representou o secretário Edson Aparecido e afirmou que a região Sudoeste é a mais adiantada nos projetos. O mesmo tipo de articulação está sendo realizada pelo governo nas outras regiões do estado.

O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, ressaltou que o encontro foi o mais importante até agora e as soluções devem ser tomadas independente das questões político-partidárias. “A gestão metropolitana é uma inovação no governo de Geraldo Alckmin, não é uma agenda eleitoral, mas sim de política pública, política de estado, e queremos que seja consolidada. Não podemos deixar que a pauta eleitoral interfira nos resultados. Temos que arregaçar as mangas para que o projeto dê certo. Porque é a população de cada cidade que vai ganhar”, acrescentou.

Outra novidade foi a adesão de mais um município ao consórcio, criado em 2001. A prefeitura de Cotia assinou o protocolo de adesão ao Conisud, que agora conta com sete cidades: Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra. Ao final da cerimônia, o prefeito Carlão Camargo, ofereceu a cidade de Cotia para sediar a próxima reunião do consórcio em junho, quando o governador deverá anunciar o montante de recursos que serão investidos na região.

Cidades Consorciadas

Revista do PPA Regional Participativo