Workshop Construindo a Governança, em 18/11

No dia 18/11, será realizado em Embu das Artes o workshop Construindo a Governança Metropolitana, para debater a composição e outros aspectos relativos aos Conselhos Consultivos e Câmaras Temáticas de Desenvolvimento Metropolitano, do recém-criado Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo. O encontro será realizado no Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320), na sexta-feira, 18, às 12 horas.

Embu das Artes é representada no Conselho pelo prefeito (titular), que também é presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal Jr. (suplente). Serão realizados cinco workshops. O primeiro foi em Caieiras, 10/11, e, depois de Embu das Artes, o terceiro ocorrerá em Mogi das Cruzes, em 25/11. Os outros serão no ABC e em Santana de Parnaíba, ainda sem datas definidas.

A criação da Região Metropolitana é um projeto de 20 anos e o seu êxito beneficia os municípios, responsáveis por mais de 65%, dois terços, do ICMS do Estado e mais de 25% do IPI e do Imposto de Renda. O colegiado, de 59 integrantes delibera sobre planos, projetos, programas, serviços e obras a serem executados na RMSP com recursos do Fundo de Desenvolvimento. Isso inclui planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social.

O workshop em Embu das Artes é realizado pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo e Conisud, com apoio das prefeituras de Embu das Artes, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e Taboão da Serra, e do deputado estadual Geraldo Cruz.

11/11/2011

Cidades Consorciadas