Workshop discute turismo regional

O Brasil, em 2014 e 2016, sediará os dois maiores eventos esportivos mundiais, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Isso significa que haverá um aumento significativo na circulação de turistas no país todo. Tendo em vista esses eventos e a presença da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a cidade de Embu das Artes, que é uma estância turística, preocupada em fomentar o turismo, inclusive na região, organizou juntamente com os seis municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) – Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba –; o Workshop Desenvolvimento do Turismo do Conisud.

Desenvolvido pela Secretaria de Turismo de Embu das Artes, o workshop foi a primeira atividade organizada pelo prefeito como presidente do consórcio. O evento reuniu mais de 200 pessoas entre empresários, gestores municipais, entidades e representantes da sociedade civil, na quinta-feira, 27/1, no hotel Rancho Silvestre. A atividade foi realizada em parceria com a Unifesp.

O prefeito parabenizou os grupos pelo trabalho e pediu que fizessem a apresentação dos relatórios com as demandas originadas no workshop para todos os prefeitos do Conisud e também para os vereadores da Associação dos Vereadores da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Aversud). Para o prefeito de Embu das Artes, algumas demandas podem gerar projetos para serem apresentados ao Ministério do Turismo e ao Governo do Estado a fim de captar recursos.

Foi um dia inteiro de palestras e debates com a finalidade de discutir as políticas públicas do turismo na região e elaborar uma base para futuros cursos de extensão da Unifesp Embu. Entre os encaminhamentos, foi criado um grupo de relatoria que encaminhará e apresentará os resultados do workshop para os prefeitos do Conisud e para a Pró-reitoria de Extensão da Unifesp. Segundo o secretário de Turismo, Valdir Luis Barbosa, o principal objetivo é organizar e alavancar o turismo regional de forma integrada.

Para Deise Bezerra, técnica da Secretaria de Estadual de Turismo do Paraná e responsável pelo processo de implantação do turismo nos municípios do estado, “esse é o momento das pessoas estarem se integrando e perceber como elas podem contribuir nesse processo”. Além disso, avalia a especialista, é uma oportunidade de verificar em quais aspectos a Unifesp pode atuar na formação de profissionais da área a fim de fortalecer o turismo.

Deise destacou ainda que Embu, como estância turística, “é o indutor da região”, não vai começar do zero e que o mais importante nesse momento é cada município avaliar o que tem de melhor para oferecer para construir um produto integrado. “Quando compomos um grupo oferecemos o que temos de melhor, isso trará um ganho a todos os municípios”, ressaltou.

Na ocasião, a pró-reitora de Extensão da Unifesp, professora doutora Eleonora Menicucci de Oliveira, destacou que esse será um grande desafio para a universidade, pois é um dos cursos que a Unifesp não oferece. “Abrimos as portas da Unifesp para mais esse desafio, pois é uma das únicas áreas que não temos, mas isso não nos afasta de estarmos de mãos dadas”. Disse ainda que o turismo “é uma confluência de áreas que vai beneficiar a população e esse conhecimento nós temos”.

Na avaliação da pró-reitora, os cursos de extensão oferecidos pelo campus da Unifesp Embu estão consolidados e ela não tem dúvida de que esse é o primeiro passo para a implantação do campus universitário com cursos de graduação. “Essa parceria da Unifesp veio para ficar e para crescer”, resumiu.


1/2/2011

 

 

Cidades Consorciadas 
 
Revista do PPA Regional Participativo 

 

                    TV Conisud

 

 


 


 


Rua: Minas Gerais, Nº. 58 - Pq. Paraíso
Itapecerica da Serra - SP

Conisud


Equipe
E-mail: conisud@conisud.sp.gov.br
Telefone: (11)4385-0946


A reprodução do conteúdo deste site poderá ser feita desde que citada
a seguinte fonte: extraído do Portal do Conisud