Conisud faz ação contra abusos de crianças e adolescentes na BR 116

A realização da Ação Regional em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Projeto Cuidando Sem Fronteiras, em 12/8, pelos municípios do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), foi um sucesso. Quatro municípios colocaram nas ruas suas equipes de técnicos, educadores sociais e conselheiros tutelares e de direito para conscientizar  adultos sobre a questão da criança e do adolescente. Participaram 230 profissionais, sendo que 140 de Embu das Artes e 30 de cada um dos municípios de São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu e Taboão da Serra.

Os postos de gasolina da Régis Bittencourt (BR 116) foram o principal foco da Ação Regional. Profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM) deram apoio às equipes. As de Embu das Artes se reuniram na sede da Prefeitura no início da manhã e saíram em campo, depois de ouvir do secretário de Governo, Paulo Giannini: “Triste quando alguém diz que não tem mais jeito. O dia em que a gente assumir que criança de 12 anos não é recuperável, estaremos atestando incompetência da sociedade e não há mais lugar para viver”.

Gianini, representando o prefeito, os secretários de Participação Cidadã, Edson Bezerra, e de Assistência Social, Selma Fernandes, fizeram recomendações e convocaram todos a colaborar para a criação de uma sociedade do bem viver, sensibilizando inicialmente a sociedade. “Será um dia de trabalho diferente, com a mesma responsabilidade que todos temos”, disse Selma. Enumerou três razões para as ações: combater a exploração de mão-de-obra infanto-juvenil, exploração e abuso sexual de meninos e meninas.

Num ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente  (ECA) completa 21 anos de existência, a iniciativa do Projeto Cuidando Sem Fronteiras, do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), em defesa dos direitos da criança e do adolescente é um grande avanço. Além de Embu das Artes, as cidades de Taboão da Serra, São Lourenço da Serra e Embu-Guaçu também realizaram o mesmo trabalho no seu território.

As equipes embuenses visitaram locais de Itapecerica da Serra, que não participou. Em Embu das Artes, pessoas foram abordadas nos postos de gasolina 22, 23 e 28, Cancum, Paraná, Petrobras, Ipiranga, nas margens da BR 116,  e centros comerciais do Pinheirinho e Jd. Pinheiros (SP), para serem informadas sobre os direitos da criança e do adolescente e a responsabilidade do adulto sobre essa questão. Para quem participou, o dia foi de muita ação no eixo Conisud, com a execução dessa etapa do projeto Cuidando Sem Fronteiras.

 

 

Cidades Consorciadas 
 
Revista do PPA Regional Participativo 

 

                    TV Conisud

 

 


 


 


Rua: Minas Gerais, Nº. 58 - Pq. Paraíso
Itapecerica da Serra - SP

Conisud


Equipe
E-mail: conisud@conisud.sp.gov.br
Telefone: (11)4385-0946


A reprodução do conteúdo deste site poderá ser feita desde que citada
a seguinte fonte: extraído do Portal do Conisud