Seis municípios unidos em prol do desenvolvimento

Nem o Frio, nem a chuva impedem, Seminario de Politicas e Desenvolvimento Regional

Nem o frio, nem a chuva impediram que quase 600 representantes da sociedade civil e autoridades municipais e estaduais, participassem do Seminário de Políticas de Desenvolvimento Regional, que ocorreu durante toda a manhã de quinta-feira, 28/3, no Parque do Largo Francisco Rizzo, em Embu das Artes.

Com o tema “Seis cidades buscando soluções regionais para problemas em comum”, o seminário foi organizado pelo Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), sob a presidência do prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, em parceria com o gabinete do deputado estadual Geraldo Cruz. A proposta, segundo Chico Brito, é abrir o consórcio ao máximo para que a sociedade civil possa participar da construção dos projetos que atenderão toda a região.

“O objetivo desse seminário é compartilhar a importância do consórcio e sair daqui com as câmaras técnicas formadas para que façam os diagnósticos das cidades para a construção de soluções regionais”, destacou o Chico Brito. As câmaras foram divididas em cinco temas: Desenvolvimento Regional, Saúde, Educação e Meio Ambiente: Saneamento e Resíduos Sólidos. Cada uma delas é composta por representantes dos governos municipais das seis cidades e da sociedade civil com seus respectivos suplentes.

O deputado estadual Geraldo Cruz ressaltou que o momento é histórico para a região pelo fato de ir contra uma cultura individualista para a resolução dos problemas que as cidades enfrentam. Além disso, a sociedade civil participará ativamente das discussões para a busca das soluções. “Pela primeira vez a sociedade civil está na mesa de discussão dos problemas da região”, disse.

“Se nós não tivéssemos a maturidade para juntarmos esse grupo para chegarmos junto ao governo federal com um projeto, construído coletivamente, do Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim, e mais o projeto da universidade, certamente não teríamos conseguido o recurso”, disse Chico Brito.

Parceria com a Unifesp
A consolidação da parceria com a Universidade Federal de São Paulo e a aprovação do projeto do campus universitário e Parque da Várzea, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, se deu principalmente pela organização dos prefeitos, vereadores e sociedade civil, além da qualidade técnica do projeto. Tanto que Renato Nabas, coordenador do Programa de Integração Docente Assistencial (PIDA), que na ocasião representou a Reitoria, falou que a Unifesp se coloca à disposição para dar o suporte técnico necessário.

Wagner Eckstein, presidente da Associação dos Vereadores da Região Sudoeste (Aversud), citou outra grande conquista a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional, o primeiro regionalizado do país. Para ele, o seminário foi importante para estabelecer a agenda política aos vereadores também.

O padre Jaime Crowe, da Paróquia Santos Mártires, sugeriu que fossem incluídas no consórcio as sub-prefeituras de M’Boi Mirim e Campo Limpo, por serem regiões que fazem limite com municípios do Conisud e também responsáveis pela estrada do M’Boi Mirim que, em virtude dos problemas que ocorrem na via, causa diversos transtornos aos moradores de Embu das Artes e Taboão da Serra.

Já entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil e Associações Comerciais e Industriais da região colocaram à disposição suas equipes técnicas que auxiliarão na busca pela resolução dos problemas. “A OAB dará a contribuição técnica para buscar, conjuntamente, as soluções para os problemas”, disse Carlos Alberto Cardoso, presidente da OAB Embu. Representando as associações comerciais da região, Euclésio Bragança, de Embu-Guaçu, destacou a importância da integração entre poder público, sociedade civil e universidade, principalmente na formação de mão de obra especializada, o que contribui para o desenvolvimento regional.

União regional

Toda essa organização e união regional impressionaram o chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Marcos Camargo Campagnone, que na ocasião representou o secretário da pasta Edson Aparecido. Ele frisou a importância da sociedade discutir políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e, para ele, esse seminário servirá como modelo para outros consórcios da Região Metropolitana de São Paulo. “É da observação dessas experiências que podemos fazer um arranjo para aplicar na região metropolitana como um todo. Essas ações enriquecem e dão qualidade ao processo decisório”, declarou. Também, como um dos conselheiros da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), colocou à disposição sua equipe para auxiliar nas câmaras técnicas.

Após a apresentação das demandas, pelos representantes das quatro câmaras técnicas, o prefeito Chico Brito expressou sua alegria em ter realizado esse seminário no município em razão do alto grau de envolvimento e de trabalho dos grupos. “Pelos trabalhos realizados pelos grupos não ficou nada a desejar, muito pelo contrário, foi além das nossas expectativas pela qualidade das intervenções dos grupos, com a sede do pessoal em participar”, avaliou ele, e finalizou: “Com a formação dessas câmaras técnicas, nós, prefeitos do Conisud, os vereadores, o deputado Geraldo Cruz, estamos muito mais que otimistas com o desenvolvimento da nossa região”.

Também compuseram a mesa as seguintes autoridades:


Prefeitos
De Juquitiba, Maria Aparecida Maschio; de Itapecerica da Serra, Jorge Costa; de Taboão da Serra, Evilásio Farias; de São Lourenço da Serra, José de Jesus Lima; vice-prefeitos: de Embu das Artes, Nataniel Carvalho; de Taboão da Serra, professora Márcia.

Presidentes de Câmaras
Embu das Artes, Silvino Bomfim; de Taboão da Serra, José Macário; de Embu-Guaçu, Manuel Santos Silva; de São Lourenço da Serra; de Juquitiba, Ângela Maria Bressali e de São Lourenço da Serra, Roberto Izidoro de Andrade.

Vereadores presentes:
Embu das Artes: José Carlos Proença, Maria Cleuza Gomes, Elizabete Carvalho
Taboão da Serra: José Aparecido, Valdevan Noventa, Carlos Andrade, Alexandre Depieri, Natal
São Lourenço da Serra: Fernando Seme Amedi, José Ricardo, Gerson de Camargo, professor Zago, André Despézio de Souza.
Cotia: Gilberto Arcelino
Juquitiba: Ana Salete Leite

 

 

Júlio Marcondes
3/5/2011

 

Cidades Consorciadas 
 
Revista do PPA Regional Participativo 

 

                    TV Conisud

 

 


 


 


Rua: Minas Gerais, Nº. 58 - Pq. Paraíso
Itapecerica da Serra - SP

Conisud


Equipe
E-mail: conisud@conisud.sp.gov.br
Telefone: (11)4385-0946


A reprodução do conteúdo deste site poderá ser feita desde que citada
a seguinte fonte: extraído do Portal do Conisud