Mural Digital

O principal programa de habitação do País, o Minha Casa, Minha Vida (MCMV), beneficiou mais de 800 pessoas com a entrega na quinta-feira (24/3) de 224 apartamentos dos Residenciais Parque das Chácaras III e IV em Embu das Artes, tirando centenas de moradores de áreas de risco, sujeitos aos transtornos causados por enchentes, desabamentos de casas e à exposição degradante ao lixo, a insetos e ratos, convivendo em espaços pequenos e desconfortáveis nas Comunidades Dois Palitos e Pombas Botucatu. As chaves foram passadas às mãos dos proprietários durante solenidade com autoridades e público, com mais de 500 presentes.

O empreendimento de R$ 21 milhões foi executado numa parceria entre a Prefeitura de Embu das Artes, Caixa Econômica Federal (CEF) e Secretaria Estadual de Habitação e contemplou famílias com renda até R$ 1,6 mil (Faixa 1). Os moradores terão 120 meses para pagar o imóvel em prestações que variam entre R$ 25 e R$ 80 por mês.

As unidades de até 53m² possuem sala, cozinha, banheiro, dois quartos, área de serviço e varanda. Além disso, o condomínio conta com 52 vagas de garagem, centro comunitário e playground. O projeto arquitetônico foi elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e o cadastro dos moradores realizado pela Companhia Municipal Pró-Habitação.

“Só vocês sabem o pânico que é passar por uma enchente com filho pequeno em casa, ter que tomar cuidado com a presença de ratos e insetos, sem dizer que tinha gente morando há mais de 40 anos nessas condições, mas que agora terão seu próprio canto, decente e bonito”,  disse o prefeito Chico Brito.

“Nos 57 anos de Emancipação de Embu da Artes, nunca houve um programa dessa magnitude, e o Minha Casa, Minha Vida em pouco tempo já proporcionou moradia digna a milhões de indivíduos por causa de uma decisão política do Governo Federal, que nunca negou o envio de recursos para projetos de habitação em nosso município”, completou.

Ao todo, o Minha Casa, Minha Vida já atendeu 10,5 milhões de pessoas com a entrega de 2,63 milhões de moradias em todo o território nacional. Só no estado de São Paulo construiu-se 450,7 mil unidades, beneficiando 1,8 milhão de cidadãos. Em Embu das Artes, desde 2009, já foram entregues pelo programa os Condomínios São Marcos-Baviera (224 apartamentos) e Parque das Chácaras I (112 apartamentos).

O vice-presidente de Governo da CEF, Paulo Galli, falou que, apesar das dificuldades para construir casas para a população, devido à falta de terreno, dos imbróglios no processo de legalização e da escassez de recursos, o MCMV mudou a cara do Brasil, atingindo mais de 10 milhões de brasileiros. ”Não é qualquer coisa, é equivalente, por exemplo, à população inteira do Chile”, exaltou Galli.

O superintendente regional da CEF, Antônio Ferolla Neto, classificou o momento como “gratificante” e um sinal de “dignidade e cidadania”, demonstrando orgulho pela realização do projeto.

Autoridades no palco do evento: Geraldo Cruz (deputado estadual); Geraldo Juncal (presidente da Cohab); Nelson Baeta (secretário adjunto estadual de Habitação); Marcos Penido (presidente da CDHU); Júlio Teixeira (coordenador da Esecon Construtora); Ney Santos (vereador e presidente da Câmara de Vereadores) e Regina Sônia Negrão Alves (representante dos moradores).

Demais autoridades que prestigiaram o evento: Fernando Cera (gerente regional de Construção Civil da CEF); João Honório (presidente da Pró-Habitação); Léo Novaes (Coopercav); secretários municipais, vereadores Doda Pinheiro, João Leite, Rosa Almeida, Clidão do Táxi, Gilvan da Saúde, Júlio Campanha, Jabá do Depósito e Carlinhos do Embu e lideranças de movimentos por moradia.

Fonte: www.embudasartes.sp.gov.br