Vargem Grande Paulista começa programa de tarifa zero no ônibus

Cidade da Grande SP é a 14ª no país a não cobrar pela passagem no transporte municipal. Programa acontece em parceria com iniciativa privada

• De acordo com a Prefeitura de Vargem Grande Paulista, a tarifa zero é uma parceria com iniciativa privada, que deve pagar uma taxa mensal referente ao que já é gasto com vale transporte de funcionários. Segundo o prefeito, os empresários vão ajudar a subsidiar o transporte municipal e gastarão ainda menos. Os empresários pagarão a taxa para o FMTU (Fundo Municipal de Transporte e Trânsito Urbano), criado em lei municipal deste ano. O fundo ainda conta com valores provenientes de multas de trânsito, taxas de publicidades em pontos de ônibus, tarifa do transporte de passageiro de empresas privadas, entre outras coisas. “Estamos seguindo exemplos de algumas cidades da Europa. No Brasil Vargem Grande Paulista será a 14ª cidade a oferecer gratuidade no transporte”, disse o prefeito do município. Nos primeiros 60 dias, o transporte gratuito vai ser subsidiado totalmente pela prefeitura. Após esse prazo, os ônibus serão mantidos pela receita do FMTU. As empresas vão pagar a taxa do transporte apenas a partir de 2020. Para utilizar o transporte gratuitamente, os moradores terão 60 dias para se cadastrar e fazer o cartão que deve ser apresentado no embarque. O mesmo procedimento e no mesmo prazo deve ser feito pelas empresas.